sábado, 31 de março de 2012

Evandro Garla participa do lançamento do Projeto de Inclusão Digital e Educação Fiscal


Coordenadores do Grupo Estadual de Educação Fiscal da Secretaria da Fazenda participam hoje, em Brasília, do lançamento do Projeto de Inclusão Digital e Educação Fiscal em municípios do Entorno do DF. 

O evento iniciou por volta das 10 horas, no Salão Nobre do Palácio do Buriti. Inicialmente o programa desenvolverá um trabalho em conjunto com o Grupo de Educação Fiscal do DF, abrangendo os municípios de Luziânia, Águas Lindas e Novo Gama, mas futuramente deverá abranger todos os 22 municípios do Entorno.

O deputado Evandro Garla (PRB-DF) compareceu ao evento e afirmou que "Essa parceria é importante pois a inclusão digital está diretamente ligada à juventude. E como hoje é o Dia Mundial da Juventude o lançamento do projeto marcou bem essa data".

com fonte do Goiás Agora

Operação resgata jovens em situação de risco das ruas do DF

Na tarde desta sexta-feira (30), a delegada-chefe da Delegacia da Criança e do Adolescente do Distrito Federal I (DCA-I), Mônica Ferreira, concedeu uma entrevista coletiva, para falar sobre a operação Resgatando Jovens Candangos, que foi deflagrada, entre a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira. De acordo com a delegada, o objetivo da ação foi o de prestar atendimento aos adolescentes em situação de risco, nas Asas Norte e Sul e Zona Central de Brasília. 


De acordo com a polícia, foi encontrado um total de 47 menores de idade, em situação de risco, pelas ruas, sendo que três, praticando atos ilícitos. Para Ferreira, este é um número bastante elevado de adolescentes soltos pela madrugada, “nós não esperávamos encontrar tantos”, afirmou.


Um adolescente foi flagrado por roubo a transeunte, outro por receptação de objeto roubado e o terceiro por porte de drogas. Estes três foram levados para a DCA, enquanto os demais passaram por uma triagem, para verificar a existência de parentes. 


Ao final, 17 jovens não tinham ou não conseguiram contato com os responsáveis e foram encaminhados à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), para que lhes fosse provido um abrigo. Os demais foram liberados, mediante a presença dos responsáveis.


Segundo a delegada, foram registrados ainda dois flagrantes de adultos, praticando atos ilícitos, durante a operação. Dentre os menores recolhidos, a maioria era do sexo masculino, afirmou Ferreira.


A operação foi considerada triunfante pelos agentes, “nós entendemos que foi um sucesso, foi a primeira vez que fizemos isso na DCA I e pretendemos continuar”, declarou a delegada, informando, ainda, que pretende agir em outras regiões do DF e em outros horários.




Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

TSE - Jovens Guerreiros

sexta-feira, 30 de março de 2012

Estudo mostra que 75% dos brasileiros nunca foram em uma biblioteca


Frequentar bibliotecas não é um hábito presente na vida dos brasileiros. É o que revela a  pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), que aponta que 75% da população no País jamais pisou em uma biblioteca, apesar de 67% afirmarem saber da existência de alguma delas em sua cidade e 71% confirmarem ter acesso fácil a elas. 

No caso de Brasília, conhecida pela forte cultura dos concursos públicos, as salas de estudos teriam tudo para permanecerem tão lotadas como os cursinhos. Mas a falta de atrativos, infraestrutura e de unidades para atender a demanda ainda continua como os principal problema apontado pelos usuários e especialistas.


São 26 bibliotecas públicas  para atender toda a população do Distrito Federal – uma média de 0,76 espaço de estudo para cada 100 mil habitantes. Na análise do professor titular de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB), Antônio Miranda, o número ainda é insuficiente para uma população de mais de dois milhões de pessoas.


“As bibliotecas precisam atender as demandas do século 21, mas são poucas, pequenas, mal aparelhadas e sem metodologias para desenvolver o hábito de leitura. Apesar de uma ou outra ser boa, a maioria é precária, em comparação com outros estados”, apontou Miranda, que também já foi diretor da Biblioteca Nacional de Brasília.

Ao serem questionados sobre o que a biblioteca representa em seu cotidiano, 71% dos participantes entrevistados responderam que o local é apenas "para estudar". Em segundo  apareceu "um lugar para pesquisa", seguido de "lugar para estudantes". Somente 16% disseram que a biblioteca existe "para emprestar livros de literatura". "Um lugar para lazer" aparece com 12% de respostas.


O resultado é comprovado pela reportagem do Jornal de Brasília ao conversar com os frequentadores das bibliotecas do DF. “Apenas estudo e faço pesquisas para cursos que estou participando”, disse a desempregada Eliane de Abreu, 49 anos, que frequenta a biblioteca de São Sebastião toda semana. Já a concurseira Cleide Moreira, 28 anos, só vê  uma utilidade para a biblioteca que utiliza na W3 Sul. “Venho apenas estudar. Tenho o hábito de vir, mas não faço ou outra coisa”, comentou.


De acordo com a presidente do Instituto Pró-Livro, Karine Pansa, os dados colhidos pelo Ibope Inteligência revelam que a principal preocupação deve ser em tornar as bibliotecas mais atrativas. “É difícil construir um país de leitores sem o suporte das bibliotecas. Por isso é preciso construir um modelo mais atrativo para a população. Acervos atualizados, horários flexíveis, atividades culturais, tudo que tenha a ver com a realidade do público que a frequenta”, analisou a presidente do instituto.




Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

Especialistas defendem revisão da lei seca para acabar com impunidade

Especialistas acreditam que os ministros julgaram recurso da forma correta, mas consideram que parecer da Corte manteve a dificuldade de atestar o crime de dirigir bêbado (Kleber Lima/CB/D.A Press )A decisão da Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), responsável por limitar ao teste do bafômetro e ao exame de sangue as formas de constatar a embriaguez do motorista, foi recebida com ressalvas por juristas e especialistas de trânsito ouvidos pelo Correio. Eles acreditam que os ministros julgaram o recurso da maneira correta, pois as alterações feitas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) pela lei seca definem os dois tipos de exames como os únicos capazes de comprovar a quantidade de álcool no sangue do condutor. No entanto, consideram que o parecer da Corte manteve a dificuldade de atestar o crime de dirigir bêbado.

A doutora em direito e professora de direito penal da Universidade de Brasília (UnB) Beatriz Vargas defende a decisão do STJ. Segundo ela, os ministros seguiram o que diz a atual legislação. Mas, na avaliação dela, os responsáveis pela aprovação da lei erram ao fixar um índice de concentração de álcool no sangue para determinar a embriaguez ao volante por meio de dois tipos de exame.

Assim, da forma como vigora a lei seca, é mais difícil criar provas.

Correio Braziliense

Jovens e a consciência política

RIO DE JANEIRO (RJ) – Um dos principais articuladores políticos da bancada do Rio de Janeiro no Congresso Nacional, senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), reservou em sua agenda, no sábado (24), um espaço para uma tarefa da qual muito se orgulha: passar ensinamentos políticos e de participação eleitoral a jovens cada dia mais descrentes da classe política.

“A maioria dos jovens não tem a consciência exata do que significa eleger seus representantes, pois seus interesses só serão realmente atendidos se eles participarem do processo democrático. Eles podem reclamar e exigir. Mas não adianta só isso, é preciso participar”, afirmou o republicano.


Durante a palestra “Consciência Política”, no Centro Cultural Jerusalém, em Del Castilho, Eduardo Lopes falou sobre o funcionamento dos três poderes da República e respondeu a perguntas da plateia, interessada em conhecer melhor o papel de um homem público.

Foto e texto: Assessoria de imprensa do senador Eduardo Lopes

quinta-feira, 29 de março de 2012

Escola reformada

CARIRÉ (CE) – O prefeito Antônio Rufino Martins (PRB) reinaugurou a Escola Infantil e Fundamental Cel. João Fernandes, na comunidade de Juré. A escola, que estava fechada há seis meses para reforma, recebe, além da nova pintura em toda parte interna e externa do prédio, a ampliação da entrada do pátio.

Segundo o prefeito Antônio Martins, foram construídas novas salas, dentre elas, a dos professores, a da diretoria, a de informática e a biblioteca. Além disso, foram construídos seis novos banheiros amplos, dois almoxarifados, instalados bebedouros e novos ventiladores e construídas rampas de acesso para pessoas com deficiências.

“A nova Escola João Fernandes agora tem estrutura para receber os alunos em um espaço novinho e confortável. É notória a satisfação dos pais, alunos, professores e funcionários em geral”, comentou a equipe, que estava presente na cerimônia de reinauguração. Várias autoridades prestigiaram o evento, como a secretária da Educação, Edite Lourenço, e diversos parlamentares da região.

O prefeito Antônio Martins assinou, na cerimônia, ordens de serviços que garantem a reforma e ampliação das escolas de ensino infantil e fundamental das localidades de Anil, Jucá, Pedra Preta e Serrote Branco. “Algumas delas já estão em andamento. Todas as unidades da rede municipal de ensino serão ampliadas e reformadas”, prometeu o republicano.

Por Eulla Carvalho/ Edição Jamile Reis
Foto: Ascom Antônio Rufino Martins

GDF entra de sola no combate e enfrentamento ao crack no DF

DIVULGAÇÃO
O GDF vai levar a operação Marco Zero, de enfrentamento ao uso de crack e outras drogas, para as 31 regiões administrativas do DF. A ação começou em 2011 e alcançava as áreas centrais do Plano Piloto, de Taguatinga e de Ceilândia. Representantes de secretarias, órgãos e empresas do GDF assinaram ontem (28) o termo de compromisso que dá início a segunda etapa da operação.
Para o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, o tráfico de drogas está ligado diretamente à violência e o Poder Público deve combatê-lo com o uso de sistemas de inteligência. O objetivo é criar áreas integradas de segurança, para dar mais agilidade às ações policiais.
“Temos planos de usar a tecnologia para que todas as áreas de governo tenham informações on-line sobre o número de crimes que estão acontecendo, em quais locais e quais as especificidades dessas ocorrências”, explicou Avelar.
Outra meta da SSP é, em parceria com a CEB, melhorar a iluminação em 250 áreas identificadas. Além dessas áreas, a Secretaria de Segurança localizou, no ano passado, 64 cenas de uso de drogas. Dessas, cinco já foram desativadas, revitalizadas e devolvidas à população.
A operação Marco Zero é realizada em três fases: levantamento dos principais pontos de uso e venda de drogas no DF, abordagem a usuários de drogas em situação de rua com a participação de diversos órgãos ligados às áreas sociais e  ocupação das cenas de uso, com ações sociais e policiais.
Da redação do Alô

Começa a ser elaborado o Plano de Preservação Urbana de Brasília

DIVULGAÇÃO

O Governo do Distrito Federal promoverá, no sábado (31), a terceira e última audiência pública para discutir as diretrizes do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB). O encontro será no auditório 1 do Museu Nacional da República, a partir de 8h30.



O objetivo das audiências é tornar público o debate em torno do texto que vai regulamentar a ocupação e os mecanismos legais para a área tombada de Brasília. O Plano vai impactar não apenas o polígono Plano Piloto, Sudoeste/Octogonal, Candangolândia e Cruzeiro, mas todas as regiões próximas a área tombada.



Para a terceira audiência estão previstos temas como a redação do texto e questões pendentes sobre implementação da quadra 901 Norte, obras da Copa do Mundo de 2014 e a visita técnica da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) este ano.



Alguns dos assuntos polêmicos discutidos dentro do PPCUB incluem regulamentação dos “puxadinhos”, revitalização da W3 Sul, cercamentos dos prédios sobre pilotis no Cruzeiro e alterações no uso e nas alturas adequadas para edificações como as das superquadras do Plano Piloto e de prédios de Águas Claras.



As duas primeiras audiências contaram com cerca de 800 participantes cada. A expectativa é de que a última rodada de discussões tenha público semelhante. O texto da minuta de projeto complementar de lei, gerado após as intervenções, será encaminhado à Câmara Legislativa do DF em 30 de abril deste ano.
Agência Brasília

quarta-feira, 28 de março de 2012

Câmara aprova R$ 437 milhões para pagamento de professores

DIVULGAÇÃO
A Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) aprovou nesta terça-feira (27) a abertura de mais de R$ 535 milhões em créditos suplementares à Lei Orçamentária Anual do DF. Os recursos estão previstos em três projetos de lei do Executivo. A maior parte dos recursos (R$ 437,1 milhões) será destinada ao pagamento de profissionais dos ensinos Fundamental e Médio da rede pública.
Os projetos aprovados  suplementam, ainda, a área de segurança pública, o Detran, a manutenção de vilas olímplicas e o programa de concessão de bolsas universitárias.
Câmara Legislativa

Amazonas realiza o 1º Encontro Estadual do PRB

MANAUS (AM) – O PRB realizou, na ultima sexta-feira (23), na Assembleia Legislativa de Manaus, o “1º Encontro do PRB no Amazonas”. Centenas de representantes do cenário político nacional e estadual estavam presentes. Militantes lotaram o auditório Deputado Berlamino Lins e entoaram a canção oficial do PRB. Em discurso, o presidente nacional, Marcos Pereira, destacou o visível crescimento do partido em apenas seis anos de existência.

Durante o evento, o presidente regional do PRB-AM, Ivo Assis, comentou que o objetivo era o de integrar os diretórios municipais com o regional. “Queremos apresentar as propostas do partido e discutir ações referentes à próxima campanha eleitoral, traçando metas”, disse.

Já o presidente da Fundação Republicana Brasileira, Joaquim Mauro, aproveitou para disponibilizar a instituição para prestação de trabalhos ajustados em responsabilidade social e desenvolvimento humano. Junto à presidente regional do PRB Mulher-AM, Núbia Rodrigues, representando o público feminino, a presidente nacional da militância, deputada estadual Rosangela Gomes (RJ), defendeu a maior participação das mulheres no cenário político.

Também prestigiaram o evento o deputado estadual Carlos Gomes (PRB-RS); o presidente regional do PRB Comunitário-AM, Carlos Alberto; o presidente regional do PRB Jovem-AM, Danniel Librelon; e a presidente municipal do PRB Mulher-Rio Preto da Eva, vereadora Dienes Santiago.

Por Jamile Reis
Fonte e fotos: Ascom PRB-AM

O deputado Evandro Garla incentiva à prática esportiva na Capital Federal

Na manhã desta quarta-feira (28) foi realizado a primeira CAS- Comissão de Assuntos Sociais Itinerante, na Vila São José, em Brazlândia. Durante os trabalhos foi aprovado com três votos favoráveis e duas ausências o PL 252/2011 de autoria do deputado Evandro Garla (PRB-DF), que visa incluir o evento Brasília Multisport, no calendário oficial de eventos do Distrito Federal. O parlamentar é o presidente da Frente Parlamentar do esporte, no poder legislativo, e se dedica a beneficiar o esporte na capital do País.

Brasília Multisport é uma competição multiesportiva que compreende as modalidades de corrida em trilha, ciclismo em asfalto e canoagem em lago e rio. A rica natureza na qual Brasília está localizada, oferece em menos de cem quilômetros do centro da cidade, rios de corredeiras para canoagem, cavernas para espeleologia, pedras para escalada, desníveis para vôo livre, serras para mountain bike e muitas opções trekking.

Para Garla a iniciativa incentivará a prática esportiva e trará outros benefícios “Além do esporte, o conceito do evento relaciona-se com turismo e cidadania, proporcionando uma visão diferenciada  do negativo paradigma que paira sobre Brasília: cidade da política”, disse o deputado Evandro Garla.

De acordo com o Projeto de Lei o evento Brasília Multisport, será realizado no mês de julho, pelo IPAM- Instituto de Pesquisa e Ação Modular.

-- 
Flávia Rezende
Assessora de Imprensa- Dep. Evandro Garla

terça-feira, 27 de março de 2012

Sacolas plásticas devem continuar?

sacola plastica supermercado hg 20110418 Sacolas plásticas devem continuar?

Nesta quarta-feira (28), a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados vai realizar audiência pública para discutir a distribuição de sacolas plásticas em supermercados e lojas do gênero.  

No Distrito Federal, São Paulo e Belo Horizonte já é proibido o uso dessas sacolas. Enquanto isso, tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei que obriga o uso de sacolas plásticas oxi-biodegradáveis para acondicionamento de produtos e mercadorias em todos os estabelecimentos comerciais do País.  

O que você acha dessa medida?
 
Blog Dr. Marcos Pereira - Presidente Nacional do PRB

Curso de formação política online

BRASÍLIA (DF) – A todo vapor. É assim que a Fundação Republicana Brasileira está trabalhando para transformar o seu site – que em breve estará disponível – num instrumento cada vez mais interativo. A seção “Educação a Distância” será um canal direto entre aluno e professor. Por meio dela, serão transmitidas as versões online dos cursos fornecidos na instituição.

Inicialmente, serão disponibilizadas as aulas de formação política. A ideia visa alcançar o público que, por algum motivo, não pode participar presencialmente do curso. A estratégia foi adotada para superar, principalmente, dois principais obstáculos: falta de tempo – uma vez que as aulas poderão ser acompanhadas a qualquer momento – e a distância, pois também poderão ser acompanhadas em qualquer local com acesso à internet, de qualquer parte do País.

A primeira aula, ministrada pelo cientista político Leonardo Barreto, já foi gravada e deverá compor o pacote de aulas do Curso de Formação Política. A aula-piloto contou com a presença do presidente da FRBr, Joaquim Mauro; do secretário executivo do Ministério da Pesca e Aquicultura, Átila Maia; da secretária executiva da FRBr, Telma Franco; do professor Marcelos Martins; e da jornalista Helen Assumpção. Vale lembrar que a página dos cursos EAD será restrita aos alunos que realizarem o cadastro no site.

Por: Mariana Maciel
Edição: Suellen Siqueira e Ascom PRB Nacional
Foto: Douglas Gomes