quarta-feira, 30 de maio de 2012

Enem tem média de 600 inscrições por minuto no primeiro dia


Enem tem média de 600 <br>cadastros por minuto <br>no primeiro dia


O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) teve, em média, 600 inscrições por minuto no primeiro dia de inscrições. O prazo segue até 15 de junho e o processo é feito exclusivamente pela internet. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro.

No ano passado, o exame recebeu mais de 6 milhões de inscrições. Desde 2009, o Enem ganhou mais importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais.

A prova também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), o ProUni (Programa Universidade para Todos) e o Ciência sem Fronteiras.


A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento.


Os que não estão isentos devem efetuar o pagamento até 20 de junho por meio do boleto que será gerado durante a inscrição. O edital com todos os detalhes do Enem 2012 foi publicado na última sexta-feira (25), no Diário Oficial da União. 


No primeiro dia do exame, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No segundo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.


R7

terça-feira, 29 de maio de 2012

Palestra contra o Câncer de Próstata



Nesta terça-feira (29) a Secretaria Especial do Idoso promoveu uma palestra abordando o tema “Prevenção de Câncer de Próstata”  com objetivo de fazer com que o homem idoso dê mais atenção a sua saúde. O palestrante convidado era o Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia –SBU, Dr. Diogo Rios Mendes.

O secretário Ricardo Quirino afirmou que a Secretaria tem procurado trabalhar para atender as necessidades dos idosos. “Em primeiro lugar temos que pensar na saúde dos idosos com programas de prevenção, o livre acesso aos direitos da pessoa idosa e a promoção do lazer e a cultura”, ressaltou.

Quirino destacou que a questão da saúde do homem é muito importante. ”As estatísticas mostram que o homem morre primeiro que a mulher. Por este motivo, convidamos o Dr. Diogo Rios para ministrar essa palestra.

Durante o evento, ilustrações foram exibidas e o Doutor acrescentou que algumas doenças masculinas são herdadas pela genética paterna. Ele ainda enfatizou que essa palestra ajuda e incentiva a Secretaria a cuidar da saúde do idoso. “O País que não cuida do seu idoso não terá futuro. Por isso, essa palestra procura colaborar com a Secretaria do Idoso para chamar a atenção de todos e dá atenção a Saúde do homem”, comentou.

Muitas pessoas idosas acompanharam a palestra sobre “Prevenção de Câncer de Próstata”, entre eles Gideão Alves Rocha, 63 anos. “ Na minha opinião é de suma importância participar dessa palestra, pois essa é uma área que a gente sempre deixa de lado por preconceito.Por isso, enfrentamos dificuldades e essa é  uma oportunidade única para esclarecer as dúvidas. Quero aproveitar o máximo,”disse.

Em função de compromisso pré agendados, o deputado distrital, Evandro Garla (PRB-DF), não pode comparecer à palestra, mas enviou o coordenador de ações sociais do PRB, Waldir de Carvalho, como seu representante.

 No final da palestra, os participantes fizeram  perguntas para o Dr. Diogo que respondeu e sanou as dúvidas dos presentes no Auditório do Hemocentro.

__
Fotos: Jessé Vieira
ASCOM -Assessoria de Comunicação /Secretaria Especial do Idoso
(61) - 3361-7720 Ramal:8060
(61) -7814-4704

segunda-feira, 28 de maio de 2012

I Fórum Nacional do PRB





O Presidente Nacional do PRB Marcos Pereira tem a honra de convidá-lo para participar do evento que tem por objetivo o grande lançamento dos 10 Princípios para uma Gestão Pública Municipal Eficaz. Na oportunidade, haverá a apresentação das diretrizes para as eleições municipais: Legislação Eleitoral e Prestação de Contas.

Local: Memorial da América Latina - Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664


Barra Funda - São Paulo - SP

Investimento: R$ 400,00 (quatrocentos reais)

Instrução para pagamento


Depósito identificado com o número do CPF


Banco do Brasil


Agência: 3129-1


Conta: 15.383-4

Contatos:



(61) 3364-2178 - Michelle Sena


(61) 3366 3986 - Stephanie Guardieiro


(11) 2276-0006 - Mônica Santanna

* Para informações e sugestões sobre hospedagem e translado

A inscrição será efetivada mediante a confirmação do depósito.


Enviar comprovante de depósito digitalizado por e-mail para o endereço forumnacional@prb10.org.br ou por fax no telefone 061- 3366-3986

domingo, 27 de maio de 2012

Ossesio participa do Lançamento da Caravana Nordeste contra o Trabalho Infantil


líder do PRB na Alepe-PE, deputado Ossesio Silva(PRB-PE) participou do lançamento da Caravana Nordeste contra o Trabalho Infantil, junto com o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Pernambuco, e com o apoio da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Assembleia. 


O representante do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Paulo Lago, explicou que a iniciativa é do Fórum Nacional, uma vez que o Nordeste vem registrando queda nos casos de trabalho infantil. “Houve uma diminuição, mas o registro ainda é alto. O apoio da sociedade é imprescindível. De acordo com o superintendente regional do Trabalho e Emprego, do Ministério do Trabalho, André Negromonte, “a fiscalização tem sido eficiente”.


Fonte: Alepe com informações da Ascom

sábado, 26 de maio de 2012

Biblioteca fecha neste fim de semana


DIVULGAÇÃO
A Biblioteca Central (BCE) da Universidade de Brasília estará fechada hoje, 26 de maio, e domingo, 27. A interrupção dos serviços da BCE é necessária para a reforma dos banheiros. Durante a execução das obras, o fornecimento de água nas instalações do prédio precisará ser suspenso. A unidade volta a funcionar normalmente na próxima segunda-feira, dia 28.
Agência UnB

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Legalização da Maconha: O DISTRITO FEDERAL DIZ NÃO!


Por: Deputado distrital Evandro Garla (PRB-DF), forte aliado na luta CONTRA a Legalização da maconha

Nos debates sobre as drogas que hoje são ilegais – sobretudo a maconha – não são analisados os prejuízos à saúde, a toxicidade para o nosso organismo e, o mais importante, a questão da dependência e os efeitos sociais. A ciência já comprovou que o uso da maconha está associado a inúmeras doenças, tais como a queda da imunidade, ataques cardíacos e transtornos mentais graves, além de vários tipos de câncer (inclusive o câncer congênito em bebês) e danos genéticos.

Evandro Garla conhece bem essa realidade, pois integra a Força Jovem Brasil, projeto dedicado à prevenção e recuperação de jovens dependentes químicos “A maconha comprovadamente causa dependência. Liberar esta droga para os nossos jovens é assumir um grande risco de desenvolvimento de sintomas psicóticos e delinqüência entre essas pessoas, além de desestruturar famílias e a sociedade como um todo”, enfatiza.

O deputado distrital também cita um estudo publicado no British Medical Journal, em que adolescentes e jovens adultos que consomem maconha são mais propensos a sofrer de transtornos psicóticos. “Uma das maiores preocupações sobre o uso da maconha é que o consumo da droga pode realmente atrapalhar o desempenho na vida de uma pessoa, comprometendo o aprendizado, o trato familiar, as relações sociais e o mais grave, sendo a porta para o consumo de drogas mais pesadas. A legalização da maconha é um tema extremamente controvertido, pela quantidade de interesses ocultos que existe por trás, principalmente no âmbito social e econômico”, alerta o deputado.

A legislação brasileira de drogas é, infelizmente, uma das mais liberais do mundo. A Lei Nº 11.343, de 2006, vale para o tráfico, e o usuário apenas é repreendido. E desde a entrada em vigor desta lei, o consumo de drogas aumentou no Brasil, repetindo um padrão vigente em todos os demais países em que se optou por uma legislação semelhante.

Cabe aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário investir em políticas de incentivo à prevenção, e não discutir a liberação desta droga que para alguns “não faz mal”, mas que para outros, pode ser o caminho da morte ”, finaliza o deputado.

--
Flávia Rezende
Assessora de Imprensa- Dep. Evandro Garla

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Câmara e FAC vão criar museu para contar história do Legislativo Federal


O diretor-presidente do Correio, Álvaro Teixeira da Costa (E), com os deputados Marco Maia e Eduardo Gomes: parceria selada para criação do museu (Bruno Peres/D.A Press)

Uma parceria firmada, ontem (23/5), entre a Câmara dos Deputados e a Fundação Assis Chateaubriand pretende triplicar o número de visitas anuais ao parlamento brasileiro. A ideia é fazer um museu com fotos, recursos audiovisuais e documentos interativos, contando a história do Legislativo Federal. As peças serão cedidas do acervo da Fundação e dos Diários Associados e ficarão espalhadas em diversos pontos do Congresso Nacional. “As histórias do Congresso e dos Diários Associados andam em paralelo desde a Velha República”, destacou o diretor-presidente do Correio, Álvaro Teixeira da Costa.

O acordo técnico assinado no gabinete do presidente da Câmara, tem como objetivo a implantação e gestão do “Centro de Visitação Interativa da Câmara dos Deputados”. Os primeiros espaços devem ficar prontos em maio de 2013, exatamente um ano após a assinatura da parceria. Este ano, são comemorados os 190 anos de conclusão dos trabalhos da primeira Assembleia Nacional Constituinte Brasileira, o que torna a parceria ainda mais simbólica.


Correio Braziliense

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Escola de madeira será construída


ROBERVAL EDUÃO
De acordo com secretário de educação, serão gastos mais de R$ 4 milhões em obras
Construída para ser uma escola provisória, o Centro de Ensino Fundamental 401 (CEF 401) do Recanto das Emas já funciona há 12 anos. Com a intenção de atender a comunidade por pouco tempo, a estrutura do colégio foi erguida com madeira e apesar da construção frágil a unidade de ensino atende hoje 1108 alunos em 42 turmas. Devido à situação do colégio, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Educação do DF, irá reconstruir a escola no prazo de 360 dias corridos.

De acordo com o órgão, mais de R$ 4 milhões serão investidos na construção do novo colégio. A secretaria informou que já está providenciando a transferência dos alunos para outra escola e, após o remanejamento, a execução da obra será iniciada.

A diretora do CEF 401, Marlene Saraiva Monteiro, explicou que a estrutura desfavorece e dificulta o trabalho dos professores. Segundo a educadora, o colégio não fornece espaço adequado para atividades pedagógicas. “Sempre foi uma luta dos professores e de toda a comunidade para a reconstrução dessa escola. Precisamos de um colégio permanente para oferecer um ensino de qualidade”, apontou.

Além disso, a diretora comentou que as salas de aula são pequenas, com teto baixo e forrado de madeirite. Segundo ela, em épocas de calor o espaço fica quente e abafado. Marlene contou que muitos alunos reclamam da situação incômoda. “Para ser uma escola provisória, o tempo de funcionamento se estendeu bastante. Existem muitos alunos em cada sala de aula e no calor o espaço fica muito abafado”, alegou.


A professora do 3°ano do Ensino Fundamental, Márcia Sineide, também comentou que em época de chuva a água escorre pelo teto e até mesmo em algumas paredes das salas de aula. Segundo a educadora, no período da seca, além do calor, falta água no colégio, o que impossibilita os alunos de lavarem as mãos e até mesmo beberem água. “Eles reclamam muito. Além disso, tem a questão das paredes serem de madeira e devido à fragilidade, o som de uma sala acaba interferindo na outra. A reconstrução da escola será uma maravilha. Todos estão com muita expectativa”, destacou.

Uma aluna do 3ª ano disse que tem medo de estudar em uma escola de madeira. “A parede daqui descasca e é muito perigoso”. Já um estudante do 5° ano até explicou como se constrói uma escola. “Essa nova escola tem que ser feita de tijolo e cimento, porque são as duas coisas mais seguras. Vai ficar mais bonito e confortável”, contou.
Da redação do Alô

terça-feira, 22 de maio de 2012

Secretaria de Saúde do DF abre concurso para 269 vagas temporárias


A Secretaria da Saúde do Distrito Federal abriu processo seletivo para preencher 269 vagas. A contratação será pelo prazo de seis meses, prorrogável por igual período. As oportunidades estão distribuídas entre 98 para anestesiologia, 65 para clínica médica, 16 para medicina intensiva, 22 para neonatologia, 40 para pediatria e 28 para psiquiatria. Os salários variam de R$ 7,1 mil (para contratos de 20 horas semanais) a R$ 14,2 mil (para 40 horas). Segundo o GDF, os selecionados serão mantidos no posto apenas pelo tempo necessário para que os aprovados em concurso público para cargo efetivo sejam nomeados e tomem posse.

A seleção será feita por meio de análise de currículo e títulos. As inscrições devem ser feitas presencialmente até 1º de junho na Gerência de Planejamento, Seleção e Provimento da Subsecretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, no Setor de Áreas Isoladas, na Asa Norte. Os candidatos devem levar o currículo e comprovantes dos títulos e experiência profissional. No currículo, devem constar a opção de cargo e especialidade a que desejam concorrer, carga horária (20 ou 40 horas), data de nascimento, endereço para correspondência, e-mail e telefones de contato.

Correio Braziliense

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Greve já atinge mais de 65% das universidades federais do País

greve-pernambuco-hg-20120518
A greve dos professores já atinge mais de 65% das universidades federais do País. No final da tarde desta sexta-feira (18), já eram 39 instituições federais sem aulas. O País tem, ao todo, 59 universidades vinculadas ao governo federal.

Os docentes das Ifes (Instituições Federais de Ensino Superior) começaram o movimento grevista na quinta-feira (17) e definiram que a paralisação será por tempo indeterminado.

Não há um balanço total de alunos afetados pela paralisação, nem de quantos professores aderiram ao movimento. De acordo com o Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), a greve ainda pode crescer e também se estender para outras instituições, inclusive estaduais.

As principais reivindicações da categoria são valorização da carreira e melhoria da qualidade de ensino e trabalho dos docentes. Além de pedidos específicos de cada instituição. 

Além das 39 universidades, os professores do Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica) de Minas Gerais, também cruzaram os braços.

Já a Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), a Universidade Federal do Sudeste de Minas e a Universidade Federal do Maranhão e a UnB (Universidade de Brasília) devem iniciam a greve na segunda-feira (21). Os professores da UnB (Universidade de Brasília) pretendem dar início à paralisação na próxima terça-feira (22). No mesmo dia, os docentes da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) farão assembleia para decidir se entram em greve.

R7 

domingo, 20 de maio de 2012

Escola sem arma


"O policial de folga será contratado para trabalhar dentro de uma escola pública, podendo revistar os alunos - trabalhar armado numa escola pública. Com muita tranquilidade, quero dizer que isso é um absurdo, é a evidente tragédia anunciada. Já tem policial fazendo bico nas escolas públicas e o Secretário hoje disse: 'Não, mas vamos fazer o treinamento'. Eles já começaram a trabalhar; o treinamento vem daqui a pouco. Escola não é lugar para ter arma. Não é possível imaginar que a escola pública seja um lugar para bico de policial armado. (...) Quero chamar atenção do policial porque, na hora em que acontecer uma tragédia, a responsabilidade não será do Secretário; a responsabilidade não será do comando da PM; a responsabilidade será daquele policial que estava ali e que vai ouvir: 'Está vendo: é desequilibrado, é débil mental', como o governador gosta de falar", Deputado Marcelo Freixo, ao criticar a proposta do governo para acabar com o bico do policial.

sábado, 19 de maio de 2012

64% dos brasileiros não tem interesse por internet


UM LEVANTAMENTO FEITO PELA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS APONTA QUE MAIS DE 64 POR CENTO DOS BRASILEIROS, NÃO TEM INTERESSE EM NAVEGAR NA INTERNET. O MAPA DA INCLUSÃO DIGITAL SUGERE QUE A EXCLUSÃO PODE TER OUTRAS CAUSAS, ALÉM DA DIFICULDADE DE PARTE DA POPULAÇÃO, EM ADQUIRIR UM COMPUTADOR. SEGUNDO ESPECIALISTAS, O FATOR DETERMINANTE SERIA A EDUCAÇÃO, SEGUIDO DO INTERESSE PESSOAL NA FERRAMENTA E DA CONDIÇÃO FINANCEIRA.


sexta-feira, 18 de maio de 2012

Super-heróis realizam blitz contra a pedofilia na rodoviária de Brasília

Super-heróis chamam a atenção da população para o combate ao crime de pedofilia na rodoviária do Plano Piloto, em Brasília (Foto: Filipe Matoso/G1)


Servidores da Secretaria de Justiça do Distrito Federal se vestiram de super-heróis e realizaram na  manhã desta quinta-feira (17) uma blitz contra a pedofilia. A ação foi feita na Rodoviária do Plano Piloto com a distribuição de panfletos informativos.

Quem passava pelo local se deparava com o Homem-Aranha, Capitão América, Mulher Maravilha, Senhora Incrível, entre outros personagens, que ficaram na plataforma inferior da rodoviária das 7h às 9h30. Foram distribuídos cerca de quatro mil panfletos e cinco mil adesivos de carros. As informações repassadas pela secretaria orientavam as pessoas a como agir em caso de suspeita de pedofilia.

Segundo o subsecretário de Direitos Humanos do DF, Todi Moreno, inúmeras pessoas procuraram os servidores da pasta para fazer denúncias. "Na rodoviária [a gente] consegue atingir variados tipos de público. O fluxo de pessoas é muito grande e passamos várias informações sobre a pedofilia. Orientamos o pessoal a procurar a DPCA [Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente], conselhos tutelares e a ligar no Disque 100 para denunciar", afirmou.

Do G1 DF

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Centros Olímpicos oferecem mais de 2 mil vagas para cursos profissionalizantes

Centros Olímpicos oferecem mais de 2 mil vagas para cursos profissionalizantes
Os Centros Olímpicos de Santa Maria, Recanto das Emas, Brazlândia e Gama oferecem gratuitamente 2.040 vagas para cursos informática e inglês. São 510 vagas oferecidas em cada Centro Olímpico, para 36 cursos básicos (inglês, informática, auxiliar administrativo, secretariado, fotografia digital, auxiliar de departamento de recursos humanos, entre outros). As inscrições ocorrem de quinta (18) a segunda-feira (21). Para se matricular, é necessário ser aluno em alguma modalidade esportiva oferecida pelo Centro Olímpico, e ter de 12 a 24 anos.

Os cursos serão realizados de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 16h. Durante a semana, o horário das 18h às 20h é direcionado apenas para os alunos maiores de 16 anos.

Cada aula terá duração de uma hora. A carga horária varia de 16 a 30 horas. O curso de menor duração será feito em um mês e meio.  O curso de inglês interativo tem uma carga horária mais extensa. Cada módulo dura cerca de seis meses. Clique aqui e conheça a lista completa de cursos e a carga horária de cada um.

Aulas Interativas - As aulas serão realizadas de forma interativa. Os centros Olímpicos estão equipados com salas de informática e todos os recursos necessários para o aprendizado.

As inscrições podem ser feitas no horário de funcionamento dos Centros Olímpicos: das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os interessados irão preencher um formulário de inscrição, indicando o curso de preferência. O sorteio das vagas será realizado no dia 22. Cada aluno só poderá se matricular em um curso por vez. As aulas serão iniciadas no dia 23 de maio.

O estudante do oitavo ano Daniel Queiroz, de 15 anos, aluno de Futebol Society no Centro Olímpico do Recanto das Emas, pretende fazer o curso de inglês e se diz feliz com a possibilidade. “É uma boa alternativa, se eu quisesse fazer o curso em outro local, teria que pagar e não teria condições”, disse.

O secretário de Esporte, Célio René e o secretário-adjunto de Esporte, Julio Ribeiro, realizaram, na tarde desta quarta-feira (16), uma visita ao centro Olímpico do Recanto das Emas, para conferir a implantação do projeto. Para o secretário, a realização dos cursos vem complementar o projeto dos Centros Olímpicos, que prevê, além da prática esportiva, a formação integral dos alunos e o aprimoramento da conduta cidadã.  

Secretaria de Estado de Esporte do Distrito Federal.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

MEC reajusta valor de merenda escolar


MEC reajusta valor do repasse para escolas gastarem com merenda
O MEC (Ministério da Educação) anunciou no Diário Oficial desta terça-feira (15) os novos valores per capita da merenda escolar. A resolução do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) beneficiará 5,5 milhões de crianças, sendo 3.7 milhões na pré-escola e 1.8 milhão em creches. 

De acordo com a publicação, para cada criança matriculada em creche será repassado R$ 1, antes recebiam R$ 0,60. Já para os alunos de pré-escola subiu de R$ 0,30 para R$ 0,50. 

O valor dos alunos do EJA (educação de jovens e adultos) se manteve em R$ 0,30 assim como as comunidades quilombolas que continuarão recebendo R$ 0,60 por estudante. 


A resolução entrou em vigor ontem, terça-feira (15).

R7

terça-feira, 15 de maio de 2012

Dia Internacional da Família

Em 1993, a Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 15 de Maio como Dia Internacional da Família. Desde esse ano que a ONU tem celebrado este dia chamando a atenção para determinadas questões que influenciam o dia-a-dia da Família, como forma de reconhecer o papel nuclear da família na sociedade e de impulsionar a adoção de medidas no plano nacional e internacional para melhorar a condição da família.

O ano 1994 foi proclamado, pelas Nações Unidas, o Ano Internacional da Família. O seu tema foi: "Família, Capacidades e Responsabilidades num Mundo em transformação", declarando a família como "a pequena democracia no coração da sociedade".

O Dia Internacional da Família é comemorado em diversos lugares no mundo destacando a importância das famílias na sociedade. A Família é importante para nossa saúde física e mental.

"Ao respeitar e honrar pai e mãe, demonstramos aos nossos filhos que a base da  família está no respeito mútuo e no amor verdadeiro. Sendo, a família, o lugar mais seguro que existe, para onde sempre podemos voltar." Deputado Evandro Garla (PRB-DF).