A aula inaugural teve início após um discurso do coordenador acadêmico da FRB, professor Marcellos Martins. Esteve presente também, a coordenadora de Assuntos Institucionais da FRB, Christina Pedra. Na oportunidade, Martins deu boas-vindas aos presentes em nome da diretoria e falou sobre o objetivo da iniciativa, que também é o lema da Fundação: “Ajudar a formar cidadãos”.
O professor Adílson Carvalho, coordenador do projeto “Promova-se” do UniCEUB, é o responsável por ministrar as aulas. Para ele, é importante que os alunos entendam não apenas como funciona um computador, mas a evolução e a importância desse meio de comunicação. “Buscamos a melhor forma de aplicar este trabalho. Estou aqui para ser um facilitador e todos podem se sentir à vontade comigo”, explica.
A maior parte da turma é composta por adultos e idosos. Muitos, sequer haviam tocado num computador antes. “Eu não sei nem ligar”, afirma a aluna Neuza. Para Luzia Souza, a compreensão e o apoio de quem ensina são primordiais no processo de aprendizado. “Tenho computador em casa, mas não sei mexer. Filho não tem paciência de ensinar. Quero aprender muito aqui”, afirma.
Evento de inauguração
Na sexta-feira (18/11), ocorreu o evento oficial de inauguração do curso. Estavam presentes o presidente da Fundação Republicana Brasileira, Mauro Silva; o secretário do Idoso do DF, Ricardo Quirino; Getúlio Lopes, reitor do UniCeub; o professor Adílson Carvalho, coordenador do projeto; assessores de imprensa, alunos e membros da sociedade civil.
Na abertura dos trabalhos, Getúlio Lopes agradeceu a presença de todos em nome do Centro Universitário e demonstrou satisfação com a parceria. “Espero que aproveitem e usem bem essa ferramenta. É importante estabelecer esse contato. É fazer com que o mundo esteja ao alcance de suas mãos”, disse.
Ricardo Quirino, secretário do Idoso, também falou aos presentes. “Não sei se falo ou fico sorrindo. É fantástico esse espaço que está sendo dedicado a vocês. Trata-se de um grupo bem selecionado e interessado em aprender. Estou muito contente”, declarou.
Cada aluno recebeu o passaporte de treinamento digital. Também foram entregues o cartão digital com senha que permite o acesso externo ao curso, como de casa, do trabalho ou em viagem. Após os discursos, foi oferecido um coffee-break aos alunos, que tiveram a oportunidade de interagir e conhecer melhor o ambiente e os novos colegas. Esse é exatamente o motivo da iniciativa da Fundação Republicana Brasileira e o UniCEUB: fazer a diferença na vida dessas pessoas, até então, excluídas socialmente e distantes do contato digital.
Por Suellen Siqueira
Especial para o Portal PRB
Edição: Helen Assumpção
Fotos: Jessé Vieira e Suellen Siqueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário