quinta-feira, 10 de maio de 2012

Removedor de pichação revitaliza placas na Candangolândia


Alvo fácil dos vândalos de plantão, as placas de sinalização urbana são frequentemente pichadas na calada da noite. Além de emporcalhar as cidades, os rabiscos feitos com tintas, geralmente spray, dificultam a compreensão das informações de endereçamento e sinalização e podem até causar acidentes de trânsito.

Até há pouco tempo, o melhor que se podia fazer era substituir as placas pichadas, o que representava aumento dos gastos públicos. Felizmente o administrador da Região Administrativa de Candangolândia, João Hermeto de Oliveira Neto, 45 anos, encontrou uma alternativa mais rápida e mais barata: a utilização de um removedor especial para pichação.

Com o produto, em no máximo 10 minutos uma placa de endereçamento ou sinalização está livre dos rabiscos. Uma segunda mão com querosene completa o serviço, devolvendo o brilho ao painel. "Placas de sinalização brilhando e bem cuidadas dão outro aspecto para a cidade", salienta o administrador.

Segundo Hermeto, a descoberta do removedor ocorreu há cerca de dois anos, durante uma simples pesquisa na Internet. "procurei no google e encontrei tudo sobre o removedor e até a informação de que o querosene serve para melhorar a limpeza", afirmou enquanto limpava, ele mesmo, uma placa de indicação localizada na entrada da cidade.

Hermeto explicou que, na maioria das vezes, recebe a informação de que uma placa de sinalização está pichada por meio do disque administrador, serviço que coloca à disposição da comunidade com o número de seu próprio celular. Em seguida, envia a solicitação de limpeza para a Secretaria de Transportes da Administração de Candangolândia, responsável pela conservação das placas.

De acordo com Hermeto, uma lata do produto milagroso, que custa cerca de R$ 40, pode limpar cerca de 80 placas. "A quantia de aproximadamente R$ 200, gastos na compra do produto durante um ano inteiro, é tão irrisória que acabamos pagando do nosso próprio bolso", diz.

"O custo de manter uma cidade limpa e bem sinalizada é muito baixo. E a limpeza é executada com tanta rapidez que os pichadores se cansaram e até desistiram de continuar pichando as placas de indicação da cidade", brinca o administrador.

No Brasil, a pichação é considerada vandalismo e crime ambiental e pode resultar em prisão de 3 meses a 1 ano para o pichador, além de multa.


Fonte: Agência Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário