terça-feira, 3 de julho de 2012

Palestras, oficinas e cursos gratuitos


GLAUCIA BRAGA
No decorrer desta semana, empreendedores individuais e informais de Ceilândia têm a possibilidade de se formalizar e se capacitar, em cursos diários realizados pelo Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Distrito Federal (Sebrae-DF) e Associação Comercial de Ceilândia (ACIC). Até sábado (7), palestras, oficinas e cursos gratuitos serão promovidos em duas salas, estruturadas em tendas ao lado do Restaurante Comunitário de Ceilândia, localizado próximo à Feira Central. Nos condomínios Sol Nascente e Pôr do Sol, uma van também atenderá a população destes setores habitacionais.
Organizada para celebrar a Semana do Empreendedor Individual, a programação com palestras e oficinas ocorre em vários períodos durante o dia. Para se inscrever, interessados, com ou sem atividade econômica, devem comparecer ao local. Ontem (2) à tarde, no primeiro dia de eventos, não houve registro de filas e o tempo de espera não alcançava 10 minutos. Nas salas de aula, oficinas e cursos são ministrados por profissionais do Sebrae-DF, com auxílio de equipamentos eletrônicos. A estimativa da organização é de que o evento atenda cerca de 4 mil pessoas.
Esta é a segunda edição do projeto em Ceilândia. Em 2011, foram 1,2 mil atendimentos registrados. Além da programação prevista, atendentes esclarecem dúvidas e oferecem informações. Para o  presidente da ACIC, Clemilton Saraiva, a iniciativa atinge diretamente empreendedores individuais e, também, quem tenha interesse em conhecer e descobrir sobre o assunto. “O principal objetivo é sensibilizar os pequenos empreendedores que trabalham  informalmente a se formalizarem e a descobrirem novas perspectivas para seu negócio”, comentou. De acordo com a ACIC, Ceilândia tem hoje em torno de 4,3 mil empreendedores individuais.
A programação inclui também palestras sobre preparo de empresas para crédito bancário e formalização para empreendedores individuais. A professora aposentada, Pastora Jardim Medonça, 52 anos, esteve presente na programação de ontem à tarde e elogiou a iniciativa. “Achei interessante, porque discutimos ideias que podem ser aplicadas no dia a dia. Ideias novas sempre são bem-vindas. É bom para o empreendedor e para o cliente. Em escala de zero a 10, com certeza é 10. Atende a expectativa”, comentou.
Além das palestras, oficinas ministradas por profissionais do Sebrae Empreendedor Individual (SEI), discorrerão sobre vários temas: compras, vendas, controle de dinheiro, planejamento e empreendimentos. Hoje (3), será realizada palestra do Crediamigo, Prospera e Banco de Brasília (BRB), 13h, 14h e às 16h, respectivamente, além da oficina sobre compras que será realizada  das 9h às 12h. (L.D.)
Da Redação do Alô

Nenhum comentário:

Postar um comentário