sexta-feira, 20 de julho de 2012

Secretário de Cultura elogia apoio da Câmara Legislativa ao cinema do DF


A Secretaria de Cultura do Distrito Federal anunciou nesta quarta-feira (18), no Teatro Nacional, os filmes selecionados para a mostra competitiva do 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que acontece de 17 a 24 de setembro próximo. Na ocasião, o secretário Hamilton Pereira elogiou o papel do Troféu Câmara Legislativa, concedido anualmente às melhores produções cinematográficas do DF. "Temos uma obrigação incontornável e irrecorrível de apoiar o cinema do DF, e a participação da Câmara é imprescindível nesse sentido", disse. Dos 580 filmes inscritos no Festival, 103 são do DF.


Criado em 1996 para reconhecer e estimular a produção audiovisual da cidade, o Troféu Câmara Legislativa chega à sua 17ª edição com inovações importantes, resultantes de discussões com integrantes de entidades representativas de realizadores e produtores de cinema do DF, da Secretaria de Cultura e da Câmara. Entre as novidades para este ano está a realização de seleção para os filmes a serem exibidos na programação da Mostra Brasília, evento integrante do Festival de Brasília. "A Mostra Brasília estava ficando inviável, tamanha a quantidade de filmes inscritos e obrigatoriamente exibidos", explicou o coordenador do Festival, Sérgio Fidalgo, ao elogiar o trabalho de regulamentação conduzido pela Câmara Legislativa.

"Houve consenso entre as associações de cineastas e as reivindicações foram atendidas, espelhando os desejos da classe cinematográfica", comemorou o coordenador do Grupo de Trabalho criado para regulamentar a premiação do Legislativo local, Marco Túlio de Alencar.

Consolidadas por meio da Resolução nº 50/2012, as novas regras incluem a distribuição de prêmios em dinheiro para categorias técnicas como fotografia, roteiro e trilha sonora, e de premiações do júri popular. Além disso, com o apoio da Secretaria de Cultura, a Câmara Legislativa vai trazer dois profissionais de fora de Brasília para integrarem o júri oficial do Troféu Câmara Legislativa. No total, serão distribuídos R$ 200 mil em prêmios.

Homenagem - O Festival vai homenagear um de seus criadores, Paulo Emílio Gomes. "Nessa edição de 45 anos precisamos recuperar a trajetória desse evento, marcado por duas décadas de ditadura e um espaço de afirmação da maneira brasileira de fazer cinema", declarou o secretário de Cultura, Hamilton Pereira. Entre as atividades estão previstos lançamentos de publicações, como um catálogo com artigos de nomes de Brasília e do Brasil sobre a trajetória do Festival. Outro lançamento vai compilar críticas aos 45 filmes premiados ao longo da história do Festival, o mais antigo do País.

Para conhecer os filmes selecionados para a Mostra Competitiva do Festival e a programação completa do evento, acesse www.festbrasilia.com.br.
Câmara Legislativa do Distrito Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário