terça-feira, 17 de julho de 2012

Reforma vira passe estudantil


GLAYCYA BRAGA
Secretaria informou que cancelamento da reforma é devido a ''prioridades estabelecidas''
O  Pólo de Cinema de Sobradinho já foi a porta de entrada de muitos cineastas e produtores para o mundo do audiovisual. Hoje, esquecido e sem investimentos, não passa de ruínas que se degradam cada dia. Apesar de o local ter sido um marco para o setor em âmbito do DF, a situação das estruturas deverá piorar ainda mais com o remanejamento dos recursos que seriam destinados à reforma das instalações, previstas para ocorrer ainda neste ano, e que deverão agora custear o passe livre dos estudantes da rede pública de ensino. Ao todo, R$ 180 mil estavam previstos no orçamento para a realização da obra.
O cancelamento, segundo nota da Secretaria de Cultura, ocorreu devido à prioridades estabelecidas dentro do governo, que executará a recuperação e renovação de outros espaços destinados à promoção cultural no DF, como a reforma do Catetinho, do Cine Brasília – que deverá ser entregue à população até o fim do ano –  e do Panteão da Pátria, na Praça dos Três poderes. Já o Polo de Cinema, “será contemplado entre as iniciativas de recuperação no contrato do Patrimônio nos próximos orçamentos”. A secretaria, por sua vez, não soube dizer o porquê do remanejamento e se realmente haverá orçamento no ano de 2013 para o início da revitalização.
Enquanto não há definição de verbas para custeio da recuperação do edifício, o Pólo de Cinema está abandonado e exposto à ação do tempo. A fachada está depredada, as vidraças quebradas, o acesso ao local é feito por meio de uma estrada de cascalho e as únicas pessoas que dão expediente por lá são os vigilantes. Todo o material utilizado para projeção ou manuseio das películas foram retirados e restou apenas salas e estúdios vazios. (F.M.)
Da Redação do Alô

Nenhum comentário:

Postar um comentário