sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Ministérios se unem para garantir internet nas escolas rurais

20/10/2011 15h54 - Portal ALÔ Brasília
DIVULGAÇÃO
Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, reuniu-se, na tarde desta quarta-feira com o ministro da Educação, Fernando Haddad
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, reuniu-se, na tarde desta quarta-feira com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para tratar da conexão das escolas rurais à internet. Haddad anunciou que o MEC vai lançar, por orientação da presidenta Dilma Rousseff, um grande plano voltado para a educação no campo, que vai incluir não apenas a infraestrutura das escolas, mas também a formação de professores, o transporte escolar e tudo o que é necessário para garantir uma educação de qualidade à população rural. No entanto, ressaltou que a falta de conexão a internet ainda é uma dos principais entraves para isso.
O ministro das Comunicações afirmou que uma das prioridades do MiniCom é levar conexão à zona rural. Um dos mecanismos para isso será a licitação da faixa de frequência de 450 MHz, prevista para abril do ano que vem, que colocará como obrigação para as empresas vencedoras o atendimento das escolas.
Como este é um projeto de médio prazo, com início previsto para 2013, Bernardo comprometeu-se a utilizar pontos Gesac para levar conexão às escolas rurais.
“Antigamente, as pessoas não queriam ficar no campo porque não havia estradas e hospitais. Hoje elas não querem ficar porque não tem internet”, disse o ministro das Comunicações, ressaltando a urgência dessa iniciativa.
A ideia discutida na reunião é remanejar os pontos Gesac localizados em áreas já atendidas com outras tecnologias, como cabos de fibra óptica, para regiões onde ainda não há acesso à rede.
De acordo com Haddad, ao conectar as escolas, toda a população da região é incluída, considerando que esses espaços podem funcionar como telecentros comunitários durante os finais de semana. “Não se tira o campo da situação em que ele está, se não tiver conexão à internet”, enfatizou.
Ministério das Comunicações

Nenhum comentário:

Postar um comentário