quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Semana de Ciência e Tecnologia deve receber mais de 160 mil visitantes

Correio Braziliense

Publicação: 18/10/2011 06:50 


Começou ontem, e vai até domingo, a 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A abertura oficial ocorre às 15h30 de hoje, na Tenda da Ciência, montada no gramado central da Esplanada dos Ministérios, onde os visitantes terão a oportunidade de ficar mais próximos do conhecimento que é produzido no país e entender um pouco sobre corrente elétrica, sobre o cerrado ou sobre o universo, por exemplo. Nesta edição, 62 instituições participam da semana no Distrito Federal. Com o tema Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco, o evento é realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e ocorre em mais de 500 cidades brasileiras.

A organização da semana no DF espera superar o público de 2010 e ultrapassar os 160 mil visitantes durante os próximos seis dias. Além de exposições, apresentações e oficinas, haverá exibição de filmes para os interessados na estrutura montada na Esplanada e no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Setor de Clubes Sul. “O evento de Brasília marca a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Houve um aumento significativo de público nos últimos anos e nossa expectativa é que cresça ainda mais”, disse o secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do MCTI, Marco Antonio de Oliveira.

Para 2014, o secretário espera contar com a participação de mais de mil municípios em todo o país na Semana de Ciência e Tecnologia. Segundo ele, o evento é uma oportunidade para se conhecer as realizações dos principais institutos de pesquisa brasileiros. “A semana tem um papel muito importante de oferecer acesso à população daquilo que vem se fazendo nessa área, nosso objetivo é diminuir a distância. Sem contar o lado educacional, o que está presente na vida das pessoas é fruto de muito trabalho”, justificou Marco Antonio. “Acompanho há seis anos essa semana e para mim é uma ampliação do exercício de cidadania. Uma forma de interagir com a sociedade e incrementar a agenda das escolas para que esses jovens venham a ser pesquisadores”, comentou o ministro interino de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Antonio Elias. 



Daniele, Ágatha, Letícia e Rayssa vão explicar a invenção de Van der Graaff, em 1931, que arrepia os cabelos





Nenhum comentário:

Postar um comentário