quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Ciclistas e motoristas tentam se entender para um trânsito melhor


Todos os domingos, o casal de economistas Beth Davison, 63 anos, e Pércio Davison, 64, se dirige à parte sul do Eixão e deposita flores na bicicleta pintada de branco que homenageia o filho, o biólogo Pedro Davison, atropelado em 2006 enquanto andava de bicicleta no local. Após exatos seis anos do acidente, e Dia do Ciclista, o casal teve companhia – o grupo da ONG Rodas da Paz, que fez uma pedalada em homenagem a Pedro. A morte do rapaz não é um fato isolado: apenas no primeiro semestre deste ano, houve 16 mortes envolvendo ciclistas no Distrito Federal.


A construção de novas ciclovias é determinante para garantir a segurança dos ciclistas. Mas quem pedala alerta que a questão vai além. “Também é necessário respeito no trânsito. E isso só é possível se mudarmos a educação do motorista”, reivindica Uirá Felipe Lourenço, presidente da Rodas da Paz.


Apesar da quantidade de mortes, o Departamento de Trânsito (Detran-DF) destaca que o número de acidentes envolvendo bicicletas diminuiu 27% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2011. O órgão aposta em ações educativas para diminuir ainda mais a incidência. “Na Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro, estão previstas diversas ações voltadas para quem anda de bicicleta”, assegura Marcelo Granja, diretor de Educação de Trânsito.


Segundo ele, ainda este ano estão programados passeios ciclísticos para conscientizar ciclistas e condutores de automóveis. “Para evitar acidentes, ambos precisam ser orientados. Esse trabalho, aliás, já existe e será continuado em forma de palestras e peças teatrais”, explica.


Na manhã passada, a Rodas da Paz promoveu, no Eixão Norte, atividades voltadas para o incentivo do uso da bicicleta e a busca por condições mais seguras no trânsito.


Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário