sábado, 11 de agosto de 2012

Ensino especializado no DF


ROBERVAL EDUÃO
Superdotados são avaliados quanto às suas habilidades
Crianças com habilidades acima da média contam com um programa da Secretaria de Educação para desenvolver aptidões. O trabalho que é feito pela equipe do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (Coedin). Os estudantes da rede pública e privada podem participar do programa e o acompanhamento ocorre em 22 salas em todo o DF.
São considerados alunos superdotados indivíduos que em determinada área do conhecimento possuem alto nível de criatividade e dedicação. Antes de participar do programa, o aluno é avaliado por uma equipe de psicólogos e pedagogos, que irão identificar as principais características do estudante para encaixá-lo em uma sala que apresente suas habilidades.
Segundo a professora da Sala de Recursos do Jardim de Infância da 303 Sul, Vera Lúcia, a superdotação pode ser identificada desde bebê. “Geralmente, eles começam a falar e ler mais cedo. São mais curiosos e possuem a coordenação motora mais desenvolvida”, explicou. Para a professora, os pais e educadores devem perceber os sinais da criança. “Habilidade superior, envolvimento e criatividade são os três conjuntos que necessariamente precisam estar envolvidos”. Luiz Henrique, 6 anos, que estuda na 303 Sul, explicou o motivo de gostar da Sala de Recursos. “Aqui é muito legal porque aprendo lego robótica”.
Para a chefe do Coedin, Márcia Chrysóstimo, o atendimento educacional especializado favorece o reconhecimento das características de aprendizagem distintas e individuais dos estudantes. “Esse trabalho contribui para o desenvolvimento do potencial dos alunos, possibilitando sua autonomia cognitiva e desafiando-os a aprofundar seus conhecimentos”.
O atendimento especializado é oferecido em diversas escolas do DF no contra turno do horário da criança, uma vez por semana. Qualquer pessoa pode indicar um aluno ao programa, inclusive ele mesmo ou um colega.
Da Redação do Alô

Nenhum comentário:

Postar um comentário