quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Mês da Juventude: Gente Jovem reunida em defesa de seus direitos



Na noite dessa quinta-feira (9), comemorando o mês da juventude aconteceu a 1ª rodada de diálogo no Auditório da Biblioteca Nacional, ás 19h em Brasília. Temas em torno da Mobilidade Urbana com foco na juventude foram discutidos.



Estiveram presentes: o Deputado Federal Paulo Tadeu, criador do passe livre, o Diretor do DFTrans, Marco Antônio Campanella, a representante do Observatório das metrópoles, Renata Florentino e vários representantes da Juventude da Capital Federal. O debate foi mediado pelo professor Raul Pietricovsky.

A discussão começou sobre os direitos da Mobilidade Urbana. O tema foi também aberto para perguntas das lideranças juvenis do Distrito Federal, o PRB Jovem foi representado por Maieia Ribeiro que questionou o diretor do DFTrans, Marco Antônio Campanella, a respeito da falta de compromisso com os horários dos transportes coletivos. “De acordo com pesquisas realizadas pela Comissão de Transporte Público, 61,8% da juventude qualifica o transporte coletivo como péssimo e apenas 0,3% como ótimo. Esses considerados ótimos circulam no Lago Norte e Guará. Em relação a isso, quais as medidas que o GDF está tomando para amenizar a situação?”, questionou.


Campanella mostrou que o Governo do Distrito Federal tem um novo plano. “O novo Sistema de Transporte Público vai investir em VLP (Veículo Leve sobre Pneus) e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Sobre os horários dos ônibus, as empresas são fiscalizadas, mas existe um monopólio grande. Por isso, os horários não são respeitos mesmo existindo multas. A solução será implantar o novo Sistema de Transporte Público”, respondeu.


O diretor do DFTrans acrescentou que a população ganhará nos próximos seis meses uma nova frota de ônibus. A republicana Maieia Ribeiro representando O PRB Jovem indagou Campanella sobre esse assunto.“Gostaria de saber se a nova frota está adaptada para os portadores de deficiência?”, perguntou.


Em seu discurso, Marco Antônio Campanella explicou que todos os coletivos terão adaptações e ainda disse que os cobradores e motoristas saberão como utilizar os elevadores hidráulicos.


O debate foi transmitido ao vivo pelo site da juventude e aberta para as perguntas dos internautas. Ao final, o mediador Raul Pietricovsky agradeceu a presença de todos e o deputado Federal Paulo Tadeu garantiu que o GDF está à disposição para ouvir e tomar medidas que beneficiem a juventude de Brasília.

--
Geysa Albuquerque - 114*73320 - 7815-8266- 
Assessora de Imprensa - Deputado Distrital Evandro Garla

Nenhum comentário:

Postar um comentário