segunda-feira, 11 de junho de 2012

Carreira de programador de aplicativos atrai jovens e pode pagar até R$ 10 mil


http://i2.r7.com/aplicativos-escola-HG.jpg

A carreira de programador de aplicativos é nova, mas já está ganhando destaque entre jovens que buscam uma profissão dinâmica e com altos salários. 

A princípio, qualquer um pode fazer um software. Não há pré-requisitos de escolaridade e nem tem que fazer faculdade para estar habilitado. É importante, entretanto, que a pessoa goste de lidar com computador e celular, e saiba configurar alguns programas.

De acordo com Lucas Longo, diretor da escola IAI (Instituto de Artes Interativas), que oferece cursos de criação de aplicativos para smartphones e tablets, um bom programador pode ganhar até R$ 10 mil por mês.

— O aplicativo pode ser feito por um programador de sistemas, que não precisa ter curso superior. Mas não basta saber códigos, também tem que entender de design e navegabilidade. As empresas querem um profissional múltiplo, que pense no desenho do aplicativo e na maneira como ele vai funcionar no celular. 

Formado em ciências da computação há dez anos, Maurício Maia criou em 2011 o aplicativo Moove Taxi, que ajuda a chamar táxi pelo celular. Para Maia, é fácil ter uma ideia de aplicativo. O difícil é encontrar quem faça um bom programa.

— Muita gente tem uma ideia e acha que basta fazer o aplicativo para ele estourar. É importante que o programa funcione bem e não trave. Também ajuda se ele for bem divulgado, porque, com a quantidade de aplicativos que temos hoje, fica difícil saber o que é bom de verdade.


Maia diz acreditar que o treinamento é o melhor caminho para quem quer criar seu próprio software.


— Tem que começar com a programação básica, depois avançar para códigos mais complexos. Quem quiser se aprofundar pode procurar cursos específicos.


Consultoria: Maurício Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário