sexta-feira, 1 de junho de 2012

GDF doa bicicletas para o programa Caminho da Escola


Os alunos matriculados nos Centros de Ensino Médio (CEM) 111 e 804 do Recanto das Emas começam a receber, na tarde desta quinta-feira (31), as bicicletas doadas pelo GDF para o programa Caminho da Escola – Bicicleta Escolar. O objetivo é facilitar o percurso de ida e volta de alunos que residem a até 7km de distância da escola. O Recanto das Emas foi escolhido como cidade piloto por ter 36 km de ciclovia, a maior do DF. 

Serão doadas 300 bicicletas aos alunos selecionados pelo programa. Eles atenderam aos seguintes critérios definidos pela Secretaria de Educação: residir até 7 km da escola, cursar o ensino médio ou as séries finais do ensino fundamental, frequentar 75% das aulas, ter sido capacitado pelo Detran-DF e apresentar atestado de saúde comprovando a aptidão. 

Os alunos contemplados foram selecionados em agosto do ano passado.  Eles assinarão o termo de adesão e compromisso ao Programa Caminho da Escola – Bicicleta Escolar.

A secretaria define as instituições beneficiárias do programa de acordo com o índice de evasão e abandono escolar. O GDF estuda a ampliação da iniciativa para a Regional de Ensino do Paranoá, onde esses dois índices são elevados. O programa é um atrativo para que os alunos permaneçam na escola. 

O Distrito Federal foi a primeira unidade da Federação a aderir ao Programa Bicicleta Escolar. Lançado em agosto de 2011, pelo governador Agnelo Queiroz e o ministro da Educação, Fernando Haddad, a ação teve que passar por reformulações devido a problemas de operacionalização.

O programa no DF - Com a portaria Nº 93, de 29 de maio, publicada ontem  (30), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), fica regulamentada a doação dos bens destinados ao programa, previsto no Decreto nº 33.605 de 10 de abril de 2012 para atender aos estudantes regularmente matriculados na rede pública de ensino do DF.


Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário