sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Biblioteca Nacional de Brasília terá 100% de seu acervo digitalizado

A Biblioteca Nacional de Brasília Leonel Brizola será a primeira biblioteca pública do país a ter 100% de seu acervo digitalizado. Um acordo de cooperação técnica e científica entre o Governo do Distrito Federal e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que será assinado até o fim de fevereiro pelo governador Agnelo Queiroz, possibilitará o desenvolvimento de um software que registrará toda a obra da biblioteca em uma plataforma digital.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia do DF, Cristiano Araújo, o GDF espera que a digitalização esteja concluída até o aniversário de Brasília, em 21 de abril. “A iniciativa contribuirá para a inclusão social da população do Distrito Federal, pois vai facilitar o acesso ao conhecimento. Todos poderão consultar os livros da biblioteca pela internet”, informou. “Independente de classe social ou de faixa etária, o propósito é que cada vez mais pessoas tenham condições de entrar em contato com o conhecimento. A digitalização dos livros dará essa oportunidade”, acrescentou Cristiano Araújo.

Hoje, a Biblioteca Nacional de Brasília possui 12 mil obras catalogadas, de um total de 100 mil que compõem o acervo. Inicialmente, as 12 mil serão digitalizadas. À medida que os outros livros forem sendo registrados, também passarão pelo mesmo processo e estarão à disposição pela internet.

O site em que o internauta terá acesso ao acervo da biblioteca ainda será desenvolvido pelos técnicos do GDF e do MCTI. De acordo com Cristiano Araújo, existe a possibilidade de que o acervo do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBCT) do MCTI também fique disponível no mesmo endereço eletrônico.

Três anos – Localizada no Setor Cultural Sul, próxima à Rodoviária do Plano Piloto, a Biblioteca Nacional de Brasília Leonel Brizola foi inaugurada em dezembro de 2008. A digitalização do acervo é novidade, mas os frequentadores do local já estão acostumados às novas tecnologias. No local, os visitantes têm acesso à internet e a um centro multimídia e de produção digital, onde é possível editar vídeos e desenvolver websites, por exemplo.

Diariamente, cerca de 470 usuários, em média, frequentam a biblioteca. Em 2009, a unidade foi visitada por 168 mil pessoas. Em 2010, por 206 mil. Os números de 2011 ainda estão sendo contabilizados.


Fonte: Agência Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário