segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Saiba como se preparar para o concurso do Senado

O concurso do Senado Federal, um dos mais esperados para 2012, finalmente saiu do papel. A previsão é de que mais de 80 mil pessoas – quase o dobro de inscritos na última edição - concorram às 246 vagas oferecidas. Para se sair bem na disputa, além de muito estudo, é preciso ter atenção em matérias como direito constitucional e regimento interno. 

José Wilson Granjeiro, diretor-presidente do Grupo Gran Cursos, explica que mudanças na legislação brasileira podem pegar concurseiros desprevenidos. 

- Nessas matérias sempre há novidades de um concurso para o outro em função de mudanças na legislação decorrente. Por exemplo, de decisões do Supremo Tribunal Federal e de outros tribunais superiores. 

Segundo Granjeiro, é preciso estar atento também a notícias factuais, que sempre podem ser usadas pelo examinador contra o candidato. 

- Como uma decisão judicial recente, uma legislação publicada depois do edital ou um acontecimento político, econômico ou social de grande repercussão. 

Os concurseiros Sara Elizabeth e Leonel Rabelo se preparam para concorrer a uma vaga no Senado. Para ela, o principal atrativo do concurso é o salário. 

- É difícil abrir um concurso de nível médio que ofereça R$ 14 mil. Sem contar o status de trabalhar no Senado Federal. 

A candidata diz que escolheu o Senado também por ser bacharel em direito e, no trabalho, lidar diretamente com a legislação constitucional. 

Para Rabelo, o concurso está entre os melhores do país. 

- Além dos salários, as atribuições que os cargos oferecem também me chamaram a atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário