domingo, 8 de janeiro de 2012

Trezentas escolas da rede pública do DF precisam passar por reforma



Um levantamento da Secretaria de Educação do Distrito Federal mostra que das 649 escolas públicas da capital federal, 303 precisam de reformas emergenciais. Mas, de acordo com o governo, apenas 38 vão passar por reparos neste início de ano. O ano letivo de 2012 está previsto para começar no dia 8 de fevereiro.
O Centro Educacional Nº 1, no Cruzeiro, está sendo derrubada para dar lugar a um novo prédio. A obra vai custar R$ 4 milhões. A empresa responsável pela reforma informou que a construção vai durar pelo menos sete meses.
Os pais que procuram a escola para renovar a matrícula dos filhos se surpreendem com a reforma. “Não sei o que vou fazer agora. Eu quase não conheço nada em Brasília e me informaram para procurar outro lugar para fazer a matrícula”, reclamou Judete Gomes.
No Centro de Ensino Fundamental Arapoanga, os alunos e professores decidiram não esperar pelas reformas do governo. Eles fizeram um mutirão para recuperar a escola.
A Secretaria de Educação informou que a verba para reforma, ampliação e reconstrução das escolas é de R$105 milhões.

Segundo o Subsecretário de Planejamento da Secretaria de Educação, Francisco José da Silva, além dos recursos do GDF para as reformas, eles aguardam recursos de parcerias com o Governo Federal. "O recurso que temos não dá para atender todas as escolas. A nossa expectativa é de que a gente tenha recursos para ampliação e até reconstrução total das escolas".
De acordo com o subsecretário, os alunos das escolas que estão em obras, e que não vão ficar prontas até o início das aulas, vão ser remanejados para outros colégios, de preferência perto da residência do estudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário