domingo, 18 de março de 2012

Brasília justa e sustentável


GERDAN WESLEY
Movimento Nossa Brasília, liderado por ambientalista e socióloga foi lançado ontem na UnB
Sustentabilidade no Distrito Federal foi o tema do evento de lançamento do movimento Nossa Brasília, no Centro de Excelência em Turismo (CET), na Universidade de Brasília (UnB),  na noite de ontem (15). Centenas de pessoas se reuniram para debater questões que envolvem planejar e praticar ações para melhorar qualidade de vida, principalmente em relação ao desenvolvimento sustentável das cidades.
O movimento foi inspirado na edição paulista, Nossa São Paulo, que teve início em 2008, e faz parte da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Após cerca de um ano de organização, com quatro encontros realizados ao longo de 2011, a versão brasiliense pôde ser apresentada na reunião de ontem. O principal objetivo é obter soluções para adquirir convivência equilibrada com o meio ambiente, acesso à água limpa e abundante, mobilidade não poluente e fluida, comunicação democrática, liberdade cultural e planejamento urbano sustentável. No Brasil, 37 cidades já aderiram a causa.
Adriana Ramos, especialista em política ambiental, e Larissa Barros, socióloga, são duas das responsáveis pelo desenvolvimento do Nossa Brasília, que conta com uma equipe de cerca de 30 pessoas. Para Adriana, Brasília pode e precisa tornar-se uma cidade mais sustentável. “Brasília é uma cidade planejada, tem potencial para desenvolver ações pioneiras para atender  a população, em relação à questão da sustentabilidade. Esperamos que as pessoas se conscientizem da necessidade de mudança para que possamos viver em uma cidade melhor”, revela a especialista.
Larissa também acredita que o movimento possa resgatar responsabilidades, ao atingir um público cada vez mais interessado. “Queremos dar visibilidade a esta iniciativa. Em Brasília, há muitas organizações atuantes. Apesar de ainda haver muitos passos a serem dados, queremos uma participação mais efetiva da sociedade civil”, comenta a socióloga.
No evento, quatro profissionais de várias áreas, ligadas aos ideais do movimento, proferiram as palestras. Participaram Regina Fittipaldi, arquiteta e Pró-reitora de Natureza e Meio ambiente da Unipaz, Maurício Broinizi secretário executivo da Rede Nossa São Paulo, Elvis Bonassa, do Instituto Kairós e Sônia Maria da Silva, presidente da Cooperativa de Coleta Seletiva e Reciclagem 100 Dimensão.
Da redação do Alô

Nenhum comentário:

Postar um comentário