terça-feira, 6 de março de 2012

Uma em cada três crianças sofre de obesidade infantil


RICARDO MARQUES
Dados colocam o DF em primeiro lugar no ranking no país
Acontece até a próxima sexta (9), em escolas públicas de todo o país, a Semana de Mobilização Saúde na Escola. A campanha promovida pelos ministérios da Educação e da Saúde pretende alertar cerca de 5 milhões de alunos entre 5 e 19 anos, sobre os perigos da obesidade em crianças e adolescentes. Dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), colocam o Distrito Federal no primeiro lugar no ranking da obesidade infantil no país.
No DF, 22 escolas públicas estão participando efetivamente da campanha. Entre as atividades, estão programadas avaliações nutricionais e físicas nos estudantes, palestras envolvendo a comunidade escolar (alunos, profissionais e funcionários) e visitas das famílias dos estudantes a Unidades Básicas de Saúde. Segundo os dados do Sisvan, 33,8% das crianças entre 5 e 10 anos estão acima do peso na capital. Sendo que, 17,4% delas têm sobrepeso e 16,4% estão obesas.
De acordo com a Gerente do Programa de Saúde Escolar da Secretaria de Educação, Nádia Macedo, o GDF tem promovido com o apoio de nutricionistas, um trabalho constante de vigilância da dieta dos estudantes.
“Quando encontramos alunos com problemas sérios de obesidade chamamos a família e promovemos  um acompanhamento constante”, explica.
Na avaliação da nutricionista Juliana Freire, são muitos os motivos que podem levar as crianças e adolescentes a obesidade. “Não só a genética tem influência, como também o meio social”, afirma. “É só comparar as brincadeiras de hoje, com as de 20 anos atrás. A internet e o videogames dominam o horário livre das crianças. Justo elas que precisam queimar mais calorias. Como agravante, batatas fritas, refrigerantes e alimentos ricos em sódio são os preferidos dos mais novos”, acrescenta.

Da redação do Alô

Nenhum comentário:

Postar um comentário