quarta-feira, 11 de abril de 2012

Brasil assina acordo de cooperação com Universidade de Harvard

http://i2.r7.com/dilma-harvard-TL-20120410.jpgDurante a visita da presidente Dilma Rousseff, nesta terça-feira (10), à Universidade de Harvard, considerada a melhor dos Estados Unidos, foi firmada uma parceria entre a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e a Fundação Lemann para aumentar o número de bolsas de estudos para brasileiros em Harvard. 

Além de Harvard, as universidades de Stanford, de Columbia, de Yale, de Illinois e da Califórnia também assinaram o convênio com a fundação. 

De acordo com Denis Mizne, diretor executivo da a Fundação Lemann, a organização já tinha parcerias com essas universidades, mas, por meio do convênio, poderão ampliar o número de beneficiados.

A parceria também prevê que, nestas seis universidades, no nível de pós-graduação, a Fundação Lemann irá criar uma rede dos bolsistas contemplados pelo programa, com o objetivo de facilitar o intercâmbio de informações entre eles e apoiar a inserção profissional dos estudantes e pesquisadores em sua volta ao país.

Parcerias

De acordo com agência de notícias BBC, também nesta terça-feira, a presidente Dilma participou da assinatura de dois acordos de cooperação entre a Escola de Engenharia do MIT e o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), que tem sede em São José dos Campos, São Paulo. 

Os termos do primeiro acordo de intenções ainda serão concluídos nos próximos meses, mas devem envolver o intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores, pesquisas conjuntas e o desenvolvimento de novos programas educacionais. 

De acordo com Mercadante, o convênio também prevê a criação de um centro de inovação na sede do ITA. Já o segundo convênio envolve a concessão de 50 bolsas para doutores brasileiros estudarem no MIT.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário