segunda-feira, 9 de abril de 2012

Estudo revela que brasileiros estão dependentes dos smartphones

Um telefone toca ou vibra e já tem gente que corre para checar seus respectivos aparelhos. Segundo pesquisa divulgada neste mês pela empresa de tecnologia Intel, os brasileiros estão cada vez mais dependentes dos celulares conhecidos como smartphones. Esse tipo de aparelho possibilita o acesso à internet e é habilitado para download de aplicativos como GPS e  jogos. Segundo o estudo, 40% das pessoas ficam 24h por dia com o telefone ao lado e 80% dormem com o objeto na cama.

“Perder o celular é como 'perder'  uma parte da sua vida, eu acho. Ele tem muitas fotos guardadas e mensagens. Acesso quase todas as minhas contas pessoais de e-mail e redes sociais”, opina a estudante Cyntia Ashiuchi, 27 anos. Todos os dias, ela dedica de duas a três horas por dia ao smartphone. Segundo a jovem, com os celulares modernos é possível “estar sempre 'conectado' ao trabalho, amigos e notícias. Existem, também, diversos aplicativos e dispositivos que facilitam muito a vida”, recomenda ela.


O que te faria largar o celular por alguns instantes? Segundo os dados divulgados, 63% dos entrevistados trocariam o celular por chocolate. A pesquisa apresenta, ainda, uma informação curiosa, 40% dos donos de smartphones atendem chamadas enquanto estão no banheiro.


Tanto ‘amor’ pelo equipamento é justificável. A psicóloga Leila Parreiras conta que, na era digital, é comum a dependência do celular, já que o aparelho concentra informações importantes para os usuários. “No smartphone você encontra aplicativos que ajudam a vida, além de lembretes e agenda telefônica. Tudo o que fazemos é em tempo real”, explica. “O telefone acaba virando um ‘anexo do ser humano’. Em instantes, qualquer pessoa pode puxar informações, fazer postagens e pesquisas, de onde estiver”, reconhece.


Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário