terça-feira, 24 de abril de 2012

Crianças terão diagnóstico gratuito de obesidade nas escolas de Cuiabá

CUIABÁ (MT) – Projeto de Lei institui nas escolas municipais da capital de Mato Grosso o serviço gratuito para que sejam realizados exames de prevenção e diagnóstico de obesidade infantil e doenças correlatas em crianças do ensino fundamental. A proposta, de autoria do vereador Washington Barbosa (PRB), foi apresentada em sessão plenária na Câmara.


O parlamentar republicano ressalta que a lei terá por objetivo diagnosticar e prevenir a obesidade infantil e doenças relacionadas a ela, como por exemplo, diabetes, hipertensão, colesterol e problemas cardiovasculares. Ainda de acordo com a justificativa do projeto, caso diagnosticada qualquer enfermidade relacionada à obesidade, os pais ou representantes legais da criança receberão orientação dos profissionais competentes sobre a importância de uma alimentação balanceada e exercícios físicos diários, em benefício da saúde do aluno.


O vereador do PRB pontua que “o aumento de peso na idade infantil é um grande desafio, pois se trata de um problema que está relacionado com o costume família. Por isso é importante a prevenção e a reeducação alimentar”.



Confirmando uma tendência de anos anteriores, o excesso de peso e a obesidade aumentaram nos últimos seis anos em Cuiabá, onde o percentual de obesos passou de 13,6%, em 2006, para 17% em 2011. Com relação ao excesso de peso, os números passaram de 45% para 51,7%, segundo dados divulgados pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).



Fonte: O documento



Foto: Ascom Washington Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário