sábado, 14 de abril de 2012

Semana contra o bullying

SÃO PAULO (SP) – Foi promulgada no último dia 16 de fevereiro a Lei 15.535, de autoria dos vereadores Atílio Francisco (PRB) e Souza Santos (PSD), que acrescenta inciso no art. 7º da Lei nº 14.485, de 19 de julho de 2007, que consolidou a legislação municipal referente a datas comemorativas, eventos e feriados da capital paulista, para incluir no calendário oficial a “Semana Juntos contra o Bullying”, a ser realizada, anualmente, na quarta semana de setembro.

De acordo com uma pesquisa realizada por estudiosos no assunto, o bullying é uma das formas de violência que mais cresce no mundo. Segundo o vereador Atílio Francisco, a proposta tem o intuito de orientar a população sobre os efeitos danosos dessa prática, a qual é definida como atos de violência física ou psicológica, de modo intencional e repetitivo, exercida por indivíduo ou grupos de indivíduos, contra uma ou mais pessoas, com objetivo de intimidar, agredir, causar dor, angústia ou humilhação à vítima.

“Com a nova lei, esperamos poder contribuir para um aumento no número de palestras e seminários educativos; visando uma maior conscientização para a sociedade em geral, envolvendo a participação de pais, professores e alunos, que serão alertados sobre os efeitos maléficos dessa prática, como a exclusão social, a perseguição e a discriminação”, salientou o vereador Atílio Francisco.

O bullying é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. Apesar de ser uma prática antiga, vem tendo muito destaque nos dias atuais, aumentando os casos de violência nas escolas. De acordo com especialistas no assunto, o ato pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. “O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo, na realidade acaba afetando para sempre o emocional de um indivíduo”, concluiu o vereador republicano.

Ascom vereador Atílio Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário