quinta-feira, 5 de abril de 2012

O deputado Evandro Garla incentiva à prática esportiva na Capital Federal


O deputado Evandro Garla (PRB-DF) tem dois Projetos de Lei relacionado a 
 prática esportiva tramitando nas comissões permanentes da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Os PL N° 252/2011 e N° PL 184/2011 foram aprovados com três votos favoráveis e duas ausências na CAS- Comissão de Assuntos Sociais e foram encaminhados para conclusão da tramitação.

O PL 252/2011, visa incluir o evento Brasília Multisport, no calendário oficial de eventos do Distrito Federal. O parlamentar é o presidente da Frente Parlamentar do esporte, no poder legislativo, e se dedica a beneficiar o esporte na capital do País. Multisport é uma competição multiesportiva que compreende as modalidades de corrida em trilha, ciclismo em asfalto e canoagem em lago e rio. A rica natureza na qual Brasília está localizada oferece em menos de cem quilômetros do centro da cidade, rios de corredeiras para canoagem, cavernas para espeleologia, pedras para escalada, desníveis para vôo livre, serras para mountain bike e muitas opções trekking.

Para Garla a iniciativa incentivará a prática esportiva e trará outros benefícios “Além do esporte, o conceito do evento relaciona-se com turismo e cidadania, proporcionando uma visão diferenciada do negativo paradigma que paira sobre Brasília: cidade da política”, disse o deputado Evandro Garla.

O PL 184/2011, obriga o Poder Executivo a destinar recursos para a construção e reforma de parques, praças e outros locais, que tenham como objetivo oferecer a prática de esporte e lazer, prevendo a colocação de brinquedos e academias populares para utilização de pessoas de todas as idades e portadoras de necessidades especiais.

O intuito da proposição visa à integração e articulação permanente entre as políticas e ações de saúde, assistência social, desporto, cultura e direitos humanos. O Poder Executivo deverá fornecer assessoria técnica, através das secretárias especializadas, para elaboração dos projetos e adequada instalação dos brinquedos e academias populares.

Os brinquedos e equipamentos apresentados na presente lei deverão ser sinalizados, delimitando sua finalidade de serem adaptados para a integração dos portadores de necessidades especiais. O parlamentar tem a preocupação de oferecer lazer a essas pessoas, pois o lazer é direito fundamental de todos. “Independente do seu estado físico, todos possuem o direito a ter acesso aos parques e praças e usufruir daquilo que o Estado propõe como lazer”, argumenta Evandro Garla.

Os projetos continuarão a tramitar dentro da Câmara Distrital e irão para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), última instância antes da votação em plenário.


Flávia Rezende
Assessora de Imprensa- Dep. Evandro Garla

Nenhum comentário:

Postar um comentário