domingo, 1 de abril de 2012

TSE premia equipe da UnB que quebrou segurança da urna eletrônica

DIVULGAÇÃO
Tribunal Superior Eleitoral premiou a equipe da UnB que conseguiu quebrar os códigos de segurança da urna eletrônica. O professor do Departamento de Ciência da Computação, Diego Aranha, e os técnicos do Centro de Informática da UnB Felipe Scarel, Marcelo Karam e André de Miranda, alcançaram a melhor performance, entre nove grupos de 24 especialistas, nos testes públicos de segurança das urnas eletrônicas que serão usadas nas próximas eleições. Eles receberam certificado em cerimônia no tribunal na manhã desta nesta quinta-feira 29.
A equipe da UnB foi a única a quebrar a segurança da urna e descobrir a ordem cronológica de eleitores em uma votação simulada. Os testes – que acontecem pela segunda vez – aconteceram nos dias 20, 21 e 22 de março. Eles têm uma dupla função: demonstrar a confiabilidade do sistema abrindo o acesso ao código fonte para especialistas e identificar possíveis brechas na segurança para serem corrigidas antes das eleições. O grupo alcançou um índice de acerto de 99,9% da ordem em que os eleitores fictícios votaram na urna – sem chegar a identificar a identidade dos votantes – mas recuperando tudo que foi digitado por cada um deles.
A comissão avaliadora agora vai propor aprimoramentos ao tribunal. Para Jamil Salem, professor da Universidade Federal de Uberlândia e membro da comissão, o desempenho das equipes superou as expectativas. “Todos usaram abordagens científicas bem-elaboradas”, afirmou.
UnB Agência

Nenhum comentário:

Postar um comentário