quarta-feira, 4 de abril de 2012

Google usa tecnologia do Street View para mostrar obras de arte de museus brasileiros


google art project 700x350
O Google lançou nesta terça-feira (3) no Brasil um serviço que mostra fotografias de alta resolução das obras de arte de dois museus brasileiros.
Chamado de Google Art Project, o recurso usa a tecnologia do Street View (que exibe fotos de ruas de todo o mundo) para oferecer visitas virtuais em 360 graus a dois museus de São Paulo, o MAM (Museu de Arte Moderna) e a Pinacoteca do Estado de São Paulo, ambos na capital paulista.
As fotos em alta resolução contemplam 98 obras da Pinacoteca e 89 do MAM. Cada um desses museus tem uma obra fotografada em 7 bilhões de pixels (altíssima resolução). Na Pinacoteca a obra com altíssima resolução
O serviço Art Project - que já existia em outros países desde fevereiro do ano passado - acaba de chegar em sua segunda fase com quase 30 mil obras  do acervo de 151 galerias de 40 países, entre elas a Uffizzi, em Florença; o Palácio de Versalhes, na França; o Museu Kampa, em Praga; o Museu Van Gogh, em Amsterdã; e o Museu Estatal Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia.
As imagens foram feitas por um conjunto de 15 câmeras instaladas em pequeno carrinho de 2,6 m e que pesa 60 kg.
Internautas que acessa o Google Art Project podem escolher o nome do museu, pesquisar pelo título das obras,  montar uma galeria com suas imagens preferidas e compartilhá-la nas redes sociais com seus amigos. Outros recursos são o zoom, que aproxima da tela detalhes das imagens, resumos explicativos sobre as obras e um mapa que ajuda o usuário a “passear” pelo acervo dos museus.
Segundo Alessandro Germano, responsável pelo Art Project na América Latina, o recurso funciona como um complento à experiência de visitar um museu.
— Infelizmente, nem todo mundo pode frequentar museus em várias cidades do mundo. Nosso objetivo é tornar a arte universalmente acessível, trazer novas formas de interação e complementar a experiência que se tem ao visitar o museu.
A América Latina tem dez museus de países como Colômbia, Argentina e Peru que fazem parte do projeto. 

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário