quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Deputado Ossésio Silva apoia campanha contra o racismo

RECIFE (PE) - Apesar de contabilizar população expressiva de negros, ainda é comum a prática do crime de racismo no Brasil. Para coibir e punir quem trata alguém de forma diferente e inferior, devido à cor da pele, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) lançou uma campanha para estimular a denúncia desses casos. A iniciativa recebeu apoio do deputado estadual Ossésio Silva (PRB). “É mais uma etapa na luta pelo respeito aos direitos da população negra”, ressalta.

Intitulada “Racismo começa com ofensa termina com Justiça”, a campanha foi idealizada pelo “Grupo de Trabalho contra o Racismo do MPPE”, em conjunto com as polícias Civil e Militar e o Movimento Social Negro. A ideia surgiu após o MPPE constatar o alto grau de subnotificação desse tipo de delito em Pernambuco.

Dados revelam que, em 2010, apenas 170 casos de racismo e injúria racial foram registrados. “Um número considerado baixo em relação à quantidade de delitos cometidos”, alerta o parlamentar republicano.

De acordo com o último censo realizado pelo IBGE, existe, no Brasil, cerca de 97 milhões de pessoas negras, das quais 35% residem no Nordeste. Em Pernambuco, representam 62% da população. “Esperamos que as pessoas possam ser incentivadas a procurar por Justiça quando sofrerem algum tipo de discriminação”, reforça Ossésio Silva, acrescentando que a campanha será divulgada pelas diversas mídias e também em ações de rua.

Está prevista a distribuição de cerca de 30 mil cartilhas de bolso com o passo a passo para que a vítima assegure seus direitos. O deputado Ossésio Silva parabenizou o procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon de Barros, e a ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Barros, que também participaram da cerimônia de lançamento; e a todos os que colaboraram com a iniciativa.

Texto e foto: Ascom Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário