sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PRB trabalha para implantação de políticas para a juventude

BRASÍLIA (DF) – Uma comitiva de jovens, coordenada pelo presidente nacional do PRB Jovem, o deputado distrital Evandro Garla, e pelo coordenador da Força Jovem Brasília e presidente do PRB Jovem-DF, Thiago Magalhães, participou da 2ª Conferência de Juventude do DF, realizada na Universidade de Brasília. No mês de outubro, aconteceram as pré-conferências territoriais e temáticas, com intuito de elaborar propostas e sugestões de políticas públicas para o segmento, que serão apresentadas na 2ª Conferência Nacional de Juventude. Este evento acontece na capital federal, no período de 9 a 12 de dezembro.

Os jovens foram unânimes em suas reivindicações no encontro: educação pública de qualidade voltada para a qualificação, inserção no mercado de trabalho, mais acesso às tecnologias de informação e comunicação, lazer e cultura. Durante todo o processo, eles mostraram maturidade e noção de que é preciso estabelecer políticas específicas para esses segmentos, e que o governo tem que cumprir seu papel, elaborando políticas públicas que aconteçam de fato.

A conferência, que teve como slogan “É hora de conquistar novos direitos”, contou com a participação de quase 1.500 integrantes durante todas as plenárias, comprovando, nessa primeira etapa, que os jovens sabem lutar por seus ideais e exercitam a democracia através de debates calorosos acerca de alguns temas, mas sempre respeitando a diversidade.

Nesse clima, aconteceu a eleição para os 14 delegados que irão representar o Distrito Federal na 2ª Conferência Nacional de Juventude e foram aprovadas 40 propostas das etapas regionais e temáticas, sendo que 10 delas serão tratadas como prioritárias. O PRB Jovem-DF encerrou a conferência elegendo três delegados e a Força Jovem Brasília quatro representantes, totalizando sete vagas das 14 disponíveis.

O secretário do Idoso do Distrito Federal, Ricardo Quirino (PRB-DF), também prestigiou o evento e pediu ajuda da juventude na elaboração das políticas públicas conscientes e de qualidade. “O jovem de hoje é o idoso de amanhã, precisamos unir forças em prol de uma vida melhor”, disse.

Para o deputado Evandro Garla, “ser jovem é nunca deixar de sonhar e pensar no coletivo, caso contrário, nunca sairá do lugar”. O parlamentar acrescentou que “ter uma consciência política facilita o entendimento da vida humana organizada em agrupamentos sociais. Através dessa conscientização, a juventude passa a ter o poder de debater e agir”.

A Força Jovem é um projeto de cunho social, com atuação em todo o território nacional, chegando a atender aproximadamente 300 mil jovens em todo o País.

Por Helen Assumpção
Fonte e foto: Ascom Evandro Garla

Nenhum comentário:

Postar um comentário