terça-feira, 22 de novembro de 2011

Hospital da Criança


RICARDO MARQUES
Nove mil crianças serão atendidas por mês na instituição
As crianças de Brasília ganham amanhã (23) um novo hospital da rede pública de saúde.  A Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer (Abrace) junto ao Governo do DF inauguram o Hospital da Criança José Alencar. A expectativa é de que mais de 300 mil crianças sejam atendidas ao ano e um aumento de 300% no atendimento às crianças com câncer e outras doenças. Na oportunidade, a Abrace comemora também o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto Juvenil.
Homenageando o ex vice presidente José de Alencar, que lutou contra um câncer durante 13 anos, o Hospital da Criança será administrado pelo Instituto de Câncer Infantil e Pediatria Especializada. A verba para a manutenção do hospital virá da Secretaria de Saúde do DF, e o atendimento se estenderá  à todas as crianças, sejam portadoras de câncer ou não.
Segundo o balanço feito pela Abrace,  9 mil crianças serão atendidas por mês na área de clínica geral. Outras 800 receberão assistência complementar, com orientação aos pais. A expectativa é que 14.300 crianças passem pelos exames de diagnóstico. O local tem capacidade também para atender 100 crianças em quimioterapia, 600 em diálise e mais 300 em hemoterapia (tratamento com sangue ou derivados de sangue que amenizam algumas doenças como a leucemia.
O trabalho da Abrace é feito em parceria com o governo e outras instituições especializadas e, apesar de ser localizado em Brasilia, o Hospital da Criança vai atender também pacientes de outros estados. Brasília já tem uma grande demanda   por atendimento médico na rede pública da capital, principalmente das cidades do entorno do DF.
A procura por atendimento médico por pacientes de Brasília e de outros estados tem lotado os hospitais, mas no caso das crianças, a Abrace garante que será um problema a menos para a saúde do DF.“ É uma causa que move os pais. Crianças vítimas de qualquer doença grave são motivação para os pais viajarem até a localidade mais próxima ou especializada em busca de tratamento. O hospital vai ser um grande parceiro dos outros hospitais, ajudando a diminuir essa demanda”, diz a assessoria.
Segundo a Abrace, pais que vierem de outras cidades podem ficar tranquilos. Um projeto antigo da instituição garante aos acompanhantes dos pacientes hospedagem na Casa de Apoio do hospital.
O sistema de consultas e tratamentos será semelhantes ao realizado nos demais hospitais, mas como o atendimento é especificamente pediátrico, espera-se que não haja transtornos. Os atendimentos nos hospitais de Brasília e cidades satélites seguem normalmente e dependendo do caso, os médicos também poderão indicar que o paciente seja transferido para o Hospital da Criança.
Da Redação do Alô

Nenhum comentário:

Postar um comentário