quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Universidade de Brasília vai às olimpíadas



UNB AGÊNCIA
A Universidade de Brasília participará dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2011, a partir de sexta-feira 4, em Campinas (SP), representada por cinco atletas, que batalharão por medalhas nas pistas de atletismo e nas piscinas. Tratados como Olimpíadas Universitárias, os JUBs de Campinas têm mais de 3.600 atletas confirmados em oito modalidades: atletismo, judô, natação, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei.
Mais de 200 instituições do Distrito Federal e dos 26 estados enviarão estudantes para os dez dias de jogos. “Os números têm superado as expectativas. Esse é um evento que coroa o esporte universitário no Brasil”, afirma Alessandro Gomes, gerente de eventos da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), parceira do Comitê Olímpico Brasileiro na organização dos jogos.  
ESTRUTURA - Clubes, ginásios locais e centros esportivos serão palcos das disputas. Atletismo e natação estão marcados para o recém-inaugurado Centro Esportivo de Alto Rendimento (CEAR) de Campinas. O local tem pistas de atletismo e piscinas de padrão internacional, em uma área de mais de 160 mil m². “A estrutura em geral é muito boa. Os atletas terão à disposição todas as condições necessárias para competir”, garante Alessandro Gomes.
A organização do esporte universitário no país foi orientada por Getúlio Vargas no decreto-lei 3617 de 1941. Na ocasião, os jogos de São Paulo, em 1935, foram reconhecidos como a primeira Olimpíada Universitária brasileira. Desde então, foram realizadas mais de cinquenta edições do evento, que se tranformou na maior competição esportiva entre instituições de nível superior no país.
Nas Olimpíadas Universitárias, os estudantes representam as instituições, que por sua vez somam pontos para a federação do estado de origem. No ano passado, quando Blumenau (SC) sediou os jogos, a delegação catarinense ficou em primeiro lugar, seguida por São Paulo e Pernambuco. Com a ajuda da medalha de bronze no atletismo de Nayara Chagas, estudante de Biologia da UnB, o DF ficou em sexto lugar geral.

“Sempre esperamos bons resultados da Nayara”, afirma Valeska Caixeta, presidente da Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal. “O nível do atletismo é muito forte, mas acreditamos que ela possa conquistar outra medalha”. Segundo ela, a meta deste ano é colocar Brasília entre as cinco maiores forças do esporte universitário do país. Cerca de 140 atletas, acompanhados por técnicos e dirigentes representarão as instituições da cidade.
Agência UNB

Nenhum comentário:

Postar um comentário