sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Alcoolismo na Juventude


Por: Evandro Garla- Deputado Distrital

O brasileiro é conhecido por sua festividade, normalmente regada com bebida: cerveja no futebol, churrasco do final de semana e bebidas destiladas na balada. O excesso de consumo de álcool é um dos maiores problemas sociais da atualidade. O forte apelo ao consumo e a falta de fiscalização rígida das propagandas comerciais faz com que, cada vez mais jovens comecem a beber desde cedo.

É liberado por nossa legislação que crianças, jovens e adultos convivam com drogas lícitas como álcool e cigarro o que aguça a curiosidade precoce das crianças, que entram na adolescência e começam a conviver com amigos que bebem, e conseqüentemente se vêem interessados por esse artifício que muitos consideram ser essencial para uma boa dinâmica, e um bom relacionamento com os demais, para os jovens o consumo do álcool não é uma transgressão, mas um facilitador para a integração na vida social.

A lei de consumo alcoólico define que só maiores de 18 anos poderiam usar, mas é fato, que essa lei encontra-se apenas no papel, não adianta proibir a venda de bebidas alcoólicas em bares, supermercados, se em qualquer estabelecimento noturno, um jovem de 15 anos, terá acesso livre a essa droga. Por que a lei não é cumprida e fiscalizada? Esse é um dever do poder público que tem que trazer essa responsabilidade para si e fazer cumprir a lei.

Mas, não acredito que só o cumprimento da lei será capaz de resolver esse problema que causa riscos imediatos como: envolvimento em acidentes de trânsito como o que aconteceu em janeiro, onde seis jovens utilizaram a combinação de alta velocidade, bebida alcoólica e imprudência no trânsito, causando uma tragédia que resultou na morte de todos , na altura do Setor O, em Ceilândia. A solução deve começar da base, com os familiares, ao não incentivo, e a todas as pessoas que cercam os jovens e futuros adultos.


Algumas atitudes fazem a diferença na hora de alertar e orientar os jovens, buscar informações sobre os efeitos do álcool e o alcoolismo na adolescência, um pai bem-informado ganha poder de persuasão no diálogo com os adolescentes. Propiciar qualidade de vida ao jovem e estimular hábitos saudáveis e momentos de lazer em família estimulam o jovem a conviver mais com os familiares e menos na rua.
ÁLCOOL TAMBÉM É DROGA!É preciso saber que o álcool é a porta de entrada para outras drogas!


--
Flávia Rezende
Assessora de Imprensa- Dep. Evandro Garla

Nenhum comentário:

Postar um comentário