terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Para garantir segurança, o Lago Paranoá será setorizado a partir de março

A proposta do governo prevê a identificação de áreas para banhistas, mas os praticantes de esportes querem participar do debate (Carlos Silva/CB/D.A Press - 5/12/11)

A partir do próximo mês, o Lago Paranoá poderá ter novas normas de uso, com espaços delimitados para banhistas, atividades esportivas, lazer e pesca. A mudança vem sendo estudada por um grupo de trabalho formado por colaboradores da Marinha, especialistas em meio ambiente e do Governo do Distrito Federal. O plano é mapear e organizar as atividades náuticas para melhorar a fiscalização, oferecer mais segurança aos usuários do lago e diminuir os riscos de acidentes. As ações fazem parte de um plano de gerenciamento e uso focado em quatro eixos: segurança, meio ambiente, exploração do lago como mercado de trabalho e publicidade.


Na primeira fase, os estudos visam separar quais as áreas são seguras para banhistas e os pontos apropriados para navegação, além de limitar a velocidade das embarcações e autorizar quais modelos poderão navegar no local. “A ausência de um marco legal impede a Marinha e os bombeiros tanto de orientar os usuários quanto de fiscalizar. A ideia é tornar democrático o acesso ao lago e evitar confrontos entre embarcações e banhistas”, explicou o coordenador de articulação intergovernamental, Reinaldo Chaves Gomes.

Os pontos mais movimentados são os setores de clubes Norte e Sul, a Barragem do Paranoá e o Pontão. As mudanças ainda estão sendo discutidas com clubes e demais setores que utilizam o lago. As primeiras regras de uso devem ser avaliadas pela Marinha, antes de serem aprovadas pelo governador do DF, Agnelo Queiroz. A segunda fase objetiva a preservação do meio ambiente, que inclui conscientização, limpeza dos espaços, estudo do nível da lâmina de água, do assoreamento e quais são os pontos para ancoragem dos barcos. O terceiro eixo deverá regulamentar a exploração do mercado de trabalho, com análise das estruturas necessárias para melhorar o serviço prestado no local antes mesmo da Copa do Mundo de 2014. Por último, a intenção é regulamentar atividades publicitárias, com material definido para as empresas do que pode e não pode ser feito no Lago Paranoá.

Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário