quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Consumidores ganham direito de medir velocidade


DIVULGAÇÃO
A partir de hoje (29), as empresas que fornecem banda larga por rede de telefonia fixa deverão oferecer, por meio das próprias páginas que mantêm na internet, um aplicativo (software) para que os usuários possam medir a velocidade real de conexão que está sendo entregue. A Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) definiu ontem (28) o programa que deverá ser oferecido pelas prestadoras na página da operadora ou na página principal de oferta do serviço de banda larga.
A partir de outubro, operadoras de internet fixa e móvel deverão entregar, em média, por mês, uma velocidade mínima de conexão de 60% da velocidade anunciada. Esses percentuais deverão aumentar a cada ano, até chegar, em 2014, à média mensal de 80% da velocidade contratada. Atualmente, a velocidade média que é entregue aos usuários fica em torno de 10% da contratada pelos consumidores.
O aplicativo aprovado pela agência reguladora é provisório e será comprado pelas empresas prestadoras do serviço. O programa final deverá estar disponível até outubro e será gratuito para o usuário. Até lá, a agência também deverá definir um mecanismo para medir a velocidade de transmissão de dados da internet móvel.
Da redação do Alô

Nenhum comentário:

Postar um comentário