quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Recursos para recuperar dependentes químicos


FORTALEZA (CE) – O deputado Ronaldo Martins (PRB) disse, em plenário, que vai apresentar um projeto para criação do fundo estadual de apoio à recuperação dos doentes dependentes do crack e outras drogas lícitas e ilícitas. “Com os recursos desse fundo, entidades do terceiro setor poderiam ajudar a curar dependentes químicos”, destacou.

Segundo o republicano, o poder público ainda não se mostrou capaz de prover o tratamento e a recuperação dessas pessoas. “Esses procedimentos, na maioria das vezes, muito caros, promovidos por prefeituras e governos estaduais, não se mostram eficazes diante de uma questão tão grave”, analisou.

Contudo, Ronaldo Martins destacou os passos dados pelo governo federal em direção a um combate mais eficaz contra o crack. “O primeiro foi o reconhecimento oficial de organizações não governamentais, principalmente aquelas ligadas às igrejas”, comentou o deputado estadual do PRB.

De acordo com o republicano, da constatação nasceram soluções viáveis para o caso dos doentes viciados em crack. “Este foi o segundo passo dado pelo governo federal, que, além de reconhecer a eficácia do terceiro setor, lançou um edital para financiar o tratamento desses dependentes químicos, por meio dessas entidades”, acrescentou.

Ronaldo Martins observou que para 2012 estão previstos cerca de R$ 100 milhões para esta operação consorciada com a sociedade. “Estamos diante de uma convocação nacional para que estas entidades, muitas vezes sustentadas por doações da sociedade e das Igrejas, possam trabalhar com melhores condições para fazer aquilo que sabem, que é recuperar pessoas”, avaliou.

De acordo com o deputado, há pelo menos duas décadas a fé entrou em campo para ajudar essas pessoas. “E os resultados são bastante claros, porque há eficácia nesses tratamentos”, pontuou. Para ele, a combinação de fé com solidariedade, atenção e amor pode resgatar pessoas não somente do crack, mas de outros vícios como o álcool.

Em aparte, a deputada Dra. Silvana (PMDB) observou que o álcool faz muitas vítimas no trânsito. “Basta ir ao IJF e ver que 70% dos acidentes têm envolvimento direto com o álcool”, afirmou. Segundo ela, para combater o consumo de certas drogas, muita vezes é preciso tomar medidas antipáticas. “Contudo, são necessárias para salvar a vida de muitas pessoas”, ponderou. Ela acentuou ainda a importância da religião na recuperação de dependentes.

“A igreja é um grande agente transformador”, ressaltou. A deputada Fernanda Pessoa (PR) destacou que o consumo de drogas aumentou, devido ao problema da falta de fiscalização nas fronteiras estaduais. “Também é importante a elaboração de projetos voltados para levar palestras, até mesmo com ex-drogados, às escolas estaduais e municipais”, observou.

O deputado Danniel Sampaio (PMDB) ressaltou projeto do senador Eunício Oliveira (PMDB), que visa reverter os valores retirados do combate ao tráfico de drogas em investimentos no tratamento dos dependentes químicos. Ele também salientou que é preciso criar medidas “para reforçar a fiscalização nas nossas fronteiras”.

Fonte e foto: Ascom Ronaldo Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário