sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

“Fazia dos estudos um hobby”, diz primeiro colocado em engenharia eletrônica na USP


O estudante Leonardo dos Anjos Cunha, 17, prestou o vestibular pela primeira vez no final de 2011. Antes disso, só havia se cadastrado como treineiro.

Apenas assistindo as aulas do ensino médio e sem fazer cursinho preparatório, ele foi aprovado em primeiro lugar no curso de engenharia elétrica na Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) e em mais seis universidades públicas (Unesp, Unicamp, Unifesp, Unifei, Unifesp, ITA e IME).

- Fiquei feliz de ter passado em tantos cursos, mas foi difícil escolher em qual me matricular.


A opção foi pelo curso de eletrônica no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), que fica a cerca de cem quilômetros de sua casa, na capital paulista.

- Era a melhor opção na área que quero atuar, a eletrônica. Mesmo assim, fiquei com medo, já que teria que sair de casa. Mas não me arrependo da escolha.

Leonardo começou a estudar no Colégio Mater Amabilis no ensino médio e, desde o primeiro ano, frequentava as aulas especiais de matemática que aconteciam no período da tarde.


- Desde o início eu foquei no vestibular do ITA e da Fuvest. Mas minha preferência sempre foi o ITA.


O estudante teve muito incentivo dos pais para se dedicar aos estudos. Ele é o primeiro da família a ser aprovado em uma universidade pública.


Sua rotina era tranquila. Leonardo diz que preferia estudar na escola, já que em casa as opções de distração eram muitas.


- Gosto de jogar handebol, mas nunca fui de frequentar festas e baladas. Eu sempre tratei os estudos como um hobby, mas no último ano me dediquei por mais tempo. Passava as tardes na biblioteca com amigos estudando. Mas sempre cada um no seu canto, porque senão ninguém estudava direito.


As aulas no ITA ainda não começaram, mas o jovem já se mudou para São José dos Campos, onde fica o campus do instituto.

- Passamos um mês antes das aulas fazendo apenas o serviço militar, que é obrigatório para os calouros.

Mesmo com a matrícula no ITA, os planos de Leonardo não param por ai.


- Quero estudar no exterior. Se não conseguir um programa de intercâmbio, vou tentar me inscrever em alguma universidade fora do país.


R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário