quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Cinco detentos de Minas Gerais são aprovados no Enem e vão cursar faculdade em 2012




Cinco detentos de Minas Gerais conseguiram aprovação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vão fazer faculdade este ano.

Um dos selecionados, Alexsandro Camargo dos Santos, 35, alcançou boas notas e recebeu bolsa integral do Prouni (Programa Universidade para Todos) para estudar na Unip (Universidade Paulista). Ele está detido no Presídio de Pouso Alegre, no Sul de Minas.

- Nunca imaginei que iria fazer faculdade de dentro de um presídio. Estou muito motivado e contente.

Os outros quatro detentos cumprem pena na Penitenciária José Maria Alkimin, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e estudaram na Escola Estadual César Lombroso, que funciona dentro da unidade prisional.

Roberto da Silva Pereira, 28, que está no regime fechado, e Arllan Gonçalves Martins, 24, do regime semiaberto, vão cursar ciências econômicas na Faculdade de Estudos Administrativos, por meio do ensino à distância.

Pereira se diz animado com as aulas, que se começam ainda em fevereiro.

- É bom poder usar o tempo que estou preso para estudar, para que não seja um tempo perdido. Vou sair daqui com uma formação, o que vai ser bom para o meu currículo.

Lázaro Jordão Pimentel, 30, do regime fechado, também fará a modalidade à distância, mas o curso escolhido foi o de marketing, na Faculdade Anhanguera.

Os três detentos estudarão dentro da própria unidade prisional, por meio de computadores disponibilizados pela penitenciária, com o acompanhamento da pedagoga da unidade.

Já o preso José Carlos da Silva, 44, fará o curso presencial de comunicação assistiva na PUC Minas do Coração Eucarístico. Ele está no regime semiaberto e recebeu autorização judicial para trabalho e estudo externo.

Com o ingresso dos cinco presos no ensino superior neste ano, sobe para 17 o total de detentos de Minas Gerais matriculados em faculdades e universidades.

Para o secretário de estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, o resultado reflete o investimento na humanização do sistema prisional, por meio do estudo e do trabalho.

- Temos investido fortemente na ressocialização dos detentos, para que eles estudem e trabalhem e não se tornem um peso para a sociedade. Aprendendo um ofício, seja pela profissionalização dentro das unidades prisionais, seja pelo aprendizado de um ensino superior, estes presos poderão ter um futuro diferente quando cumprirem suas penas.

Enem Prisional

As provas do Enem Prisional foram realizadas nos dias 28 e 29 de novembro de 2011. Em Minas Gerais, 795 detentos de 43 unidades se inscreveram para o exame com o objetivo de conquistar o certificado de conclusão do ensino médio ou se candidatar a vagas em instituições de ensino superior. Dos 795 inscritos, 640 realizaram a prova.

Este foi o segundo ano em que as provas aconteceram em unidades prisionais de Minas Gerais. O número de participantes, no último ano, foi mais de três vezes maior que no ano anterior, quando 233 presos se inscreveram e 221 realizaram, de fato, a prova.

* Com informações da Agência Minas de Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário