sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

PRB-MS assina compromisso pela sustentabilidade

CAMPO GRANDE (MS) – O presidente regional do PRB em Mato Grosso do Sul, Reginaldo Ferreira, assinou a carta compromisso da plataforma “Cidades Sustentáveis” e participou do lançamento do “Fórum Campo Grande Sustentável”. A ação reuniu mais de 200 pessoas no Hotel Jandaia e a pretensão é envolver ativamente a sociedade civil campo-grandense nas questões ambientais. O encontro político já é considerado um marco histórico no estado, pois ocasionou a união inédita de dez partidos em favor da sustentabilidade.

A plataforma oferece aos partidos e pré-candidatos às eleições municipais uma agenda completa de sustentabilidade urbana combinada a indicadores e aborda algumas referências a serem seguidas pelos gestores públicos. Mais de 300 indicadores gerais deverão pautar as discussões do fórum. A agenda de debates deverá ser proposta nos próximos dias.


A ideia do programa surgiu através de um grupo formado por três instituições (Instituto Ethos, Rede Nossa São Paulo e Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis), com o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.

Durante a reunião, o coordenador do “Programa Cidades Sustentáveis”, Maurício Broinizi Pereira, destacou a necessidade e a urgência de pensar políticas públicas voltadas para a sustentabilidade. Broinizi lembrou, por exemplo, que mais de 50% da água captada e tratada no Brasil é perdida no sistema de distribuição. “Os japoneses conseguiram reduzir a perda de água para apenas 3,1%. Este e outros casos exemplares estão disponíveis no ‘banco de boas práticas’ da plataforma, construída ao longo de cinco anos com participações coletivas”, declarou.

Por Jamile Reis
Fonte: Cidade Sustentável/ Foto: Reinaldo Azambuja

Nenhum comentário:

Postar um comentário