sábado, 25 de fevereiro de 2012

USP é a universidade que mais forma doutores no mundo

usp
A USP (Universidade de São Paulo) é a universidade que mais forma doutores em todo o mundo. 


A constatação é do ARWU (Ranking Acadêmico de Universidades do Mundo), elaborado pelo Centro de Universidades de Classe Mundial e pelo instituto de educação superior da Universidade Jiao Tong, em Xangai, na China, que aponta a universidade paulista como a primeira colocada em número de doutorados defendidos entre 682 instituições globais.
O ranking também indica a USP como a terceira colocada em verba anual para pesquisa, entre 637 universidades, além de a quinta em número de artigos científicos publicados, entre 1.181 instituições em todo o mundo, e a 21ª em porcentagem de professores com doutorado em um universo de 286 universidades.
O ranking também apontou a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) como a 38ª colocada em número de doutorados defendidos, a 138ª em número de artigos publicados e a 62ª em percentual de professores com doutorado.
Já a Unesp (Universidade Estadual Paulista) obteve a 55ª posição em doutorados concedidos, a 150ª colocação em número de artigos publicados e o 31º lugar em percentual de professores com título de doutor.
Na avaliação do professor Vahan Agopyan, pró-reitor de pós-graduação da USP, a liderança mundial na formação de doutores deve-se à tradição da pós-graduação na instituição.
- Nas décadas de 1970 e 1980, praticamente metade dos doutorados eram realizados na USP. Hoje, mais de 20% dos pós-graduandos no país também obtém o título de doutor aqui. 
Apesar disso, nos últimos dez anos tem diminuído o número de mestrandos e de doutorandos na USP. Em 2011, pela primeira vez o número de doutorandos na universidade, que celebrou em agosto a concessão de 100 mil títulos de pós-graduação, foi maior que o de mestrandos. 
- É um reflexo do aumento no número de programas de mestrado oferecidos em todo o país. Em função disso, os pós-graduandos estão preferindo realizar mestrado em sua própria região e procuram a USP para fazer doutorado ou alguma outra atividade mais especial. 
Por outro lado, o número de estudantes de pós-graduação da USP tem se mantido estável nos últimos anos. Atualmente, a universidade conta com cerca de 23 mil alunos de pós-graduação stricto sensu e titulou 2.192 doutores e 3.376 mestres em 2011 – números que oscilaram pouco nos últimos 15 anos. 


Segundo o pró-reitor, esse fenômeno também é comum às principais universidades no mundo, como as norte-americanas, europeias e chinesas listadas no ranking, cujo número de pós-graduandos também está bastante estável e seus programas de pós-graduação operam no limite de suas capacidades. 


*Com informações da Agência Fapesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário