sábado, 4 de fevereiro de 2012

Volta às aulas com promessa de novos prédios da UnB


UnB Agência – Investimentos na estrutura física e aquisição de equipamentos estão entre as principais ações da UnB para o ano letivo, que começa no dia 12 de março. Só a Prefeitura efetuou oito processos licitatórios em 2011 para atender a demandas deste ano, com cerca de três mil itens, incluindo áreas de ferramentaria, hidráulica, marcenaria, parques e jardins, materiais elétricos, alvenaria e carpintaria.
“A gente está fazendo de tudo para que o aluno se sinta bem em sala. Montamos um plano de ação para garantir as condições físicas apropriadas”, explica José Américo Soares Garcia, decano de Ensino de Graduação (DEG).
Foram compradas mais de seis mil carteiras escolares para distribuição nos quatro campi e 274 conjuntos de mesa, que incluiem quatro carteiras e duas mesas, para os Módulos de Serviços e Equipamentos Esportivos (Mesp), no Darcy Ribeiro, e os Módulos de Apoio e Serviços Comunitários (Masc) nos demais campi. Os módulos são centros de convivência que abrigarão lanchonetes, xerox e outros serviços comerciais. Neste semestre, serão inaugurados três Masc no Darcy Ribeiro e um Mesp na UnB Gama (FGA). “Para escolher as empresas que irão operar os demais, estamos aguardando a licitação que sairá no segundo semestre de 2012”, explica Alberto de Faria diretor do Centro de Planejamento Oscar Niemyer (Ceplan).
Volta às aulas com promessa de novos prédios da UnB
A FGA adquiriu 61 computadores com monitores e mais 11 projetores. Será entregue no início do semestre o prédio da Unidade Acadêrmica (UAC), cuja obra está em fase de conclusão. Para o novo edifício, foram liberados, apenas em dezembro, sete armários e 20 mesas (leia mais aqui). A prefeitura disponibilizará um caminhão para a mudança da sala de professores, um auxiliar de carpintaria para montagem de móveis e um caminhão de brita para o estacionamento.
Materiais - Outro prédio que será inaugurado para o início do primeiro semestre é o da UnB Ceilândia. Entre as demandas para a volta às aulas, está a instalação de 90 pranchetas para cadeiras do auditório e a conclusão da guarita (instalação de porta, janela de vidro e porteiro). Está prevista, ainda, a chegada de 25 poltronas com pranchetas, 30 tablets, dois Macbooks, dois notebooks e 20 monitores.
A Faculdade UnB Planaltina terá 30 novos monitores. A prefeitura prometeu para o início das aulas a manutenção de uma mesa de som para o auditório e um caminhão de brita para cobrir o estacionamento.
O campus Darcy Ribeiro terá 507 computadores com monitores que serão distribuídos para as unidades acadêmicas, conforme solicitado pelo Decanato de Ensino e Graduação (DEG). De acordo com Jeremias Arraes, diretor de compras, só em relação às demandas de informática foram entregues mais de R$ 1 milhão em materais. “Esse valor é referente aos que já foram entregues. Para o mês de janeiro e fevereiro mais equipamentos chegarão aos departamentos”. Ele explica que cada departamento pode fazer o pedido individualmente e que a demanda é ainda maior que a apresentada.
Também no campus Darcy Ribeiro, mais 16 salas estão sendo reformadas para atender às unidades locais. Quatro módulos - 1, 6, 8 e 17 - abrigavam antigas turmas do Instituto de Ciências Biológicas e do Instituto de Química, atualmente alocados em novos prédios próximos à saída sul do Minhocão. A Prefeitura da UnB garante que espaços em obras serão entregues antes do início das aulas na universidade.
Os equipamentos que foram danificados pela chuva em março do ano passado também serão repostos no início das aulas. O subsolo do Instituto de Central de Ciências (ICC) ficou inundado (saiba aqui) ano passado. Serão repostos 289 computadores, 202 monitores, 155 nobreaks/estabilizadores, além de 34 notebooks.

Brasília 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário