segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Projeto Reciclasse leva cidadania e educação ambiental

BRASÍLIA (DF) – A Fundação Republicana Brasileira (FRB), preocupada com o desenvolvimento social e a promoção de medidas que integrem o cidadão comum a causas urgentes como a consciência ambiental, criou o Projeto Reciclasse. A ideia é prestar serviços que promovam o bem-estar social e atendam comunidades carentes por meio de ações voltadas para a educação e cidadania. O resgate ambiental e a capacitação de mão de obra apta para o trabalho comunitário são o enfoque principal da iniciativa.

O projeto atua em duas áreas da educação ambiental: a confecção de produtos com material reciclado; como caixas de leite, tampas de garrafa, coadores de papel, resíduos têxteis e garrafas pet; além do reaproveitamento integral de alimentos. Os objetivos centrais são propiciar um processo de resgate das condições de cidadania; capacitar agentes multiplicadores e educadores ambientais; e promover o engajamento consciente da população para a sustentabilidade ambiental.

Quatro núcleos de capacitação já concluíram as aulas. As primeiras classes foram formadas nas cidades do Novo Gama, Planaltina e Valparaíso - regiões no entorno do Distrito Federal e Varjão - região administrativa do DF. As formaturas serão realizadas nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Mauro Silva, presidente da FRB, e Evandro Garla, vice-presidente da entidade, farão a entrega dos diplomas.

Christina Pedra, coordenadora de assuntos institucionais da Fundação e da iniciativa, avalia de forma positiva o retorno dos beneficiados do Projeto Reciclasse. “O retorno é muito grande, pois além de elevar a autoestima dos participantes, a possibilidade de transformar uma embalagem que iria para o lixo em um produto da moda é maravilhosa! Temos a certeza de que onde a Fundação passar com as classes de reciclagem, as embalagens, antes jogadas no lixo, serão muito bem aproveitadas”, enfatiza.

Por Suellen Siqueira
Foto: Ascom Fundação Republicana Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário