quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


SALVADOR (BA) - Mais de quinhentas pessoas estiveram reunidas, no Centro de Convenções da Bahia, para discutir a realidade e as perspectivas de implementação de políticas públicas para deficientes físicos. O evento, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, reuniu na capital baiana representantes de 27 territórios de identidade. A data foi instituída há 30 anos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, José de Arimatéia (PRB), compôs a mesa de abertura junto com o deputado federal e presidente Regional do PRB, Márcio Marinho. Em pronunciamento, Arimatéia abordou projetos do parlamento baiano direcionados a essas pessoas, além de ter realçado a importância de uma melhor acessibilidade e respeito aos 45 milhões de indivíduos que apresentam algum tipo de deficiência no Brasil.
"Não são poucos os problemas enfrentados pelas pessoas portadoras de deficiência de ordem social, econômica e cultural. Dessa forma, precisamos estar atentos para quem depende de adaptações fundamentais e criar políticas públicas efetivas que alcance todo o estado da Bahia", pontuou Arimatéia.
O secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, destacou a sensibilidade dos gestores do Brasil, especialmente o Governo Dilma, com o acesso destes cidadãos, que representam 24% da população, com os direitos básicos. "Já melhorou muito, mas ainda precisamos mudar essa cultura do olhar de tutela para o de cidadania. Estamos trabalhando muito para que o deficiente esteja mais incluído em todo o processo de desenvolvimento do Brasil", classificou.
Também participaram do evento o secretário de Cidadania, Justiça e Direitos Humanos (SJCDH), Almiro Sena, presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), Moisés Bauer, vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Evangel Vale, secretário Estadual para Assuntos da Copa, Ney Campello, dentre outras autoridades e ativistas do segmento.
Texto e foto: Ascom José de Arimatéia

Nenhum comentário:

Postar um comentário