sábado, 3 de dezembro de 2011

MEC corta 1.287 vagas em cursos



O MEC (Ministério da Educação) cortou, nesta sexta-feira (2), 1.287 vagas em 58 graduações nas áreas de educação física, serviço social e fonoaudiologia. A medida foi publicada no Diário Oficial da União. 

A graduação que sofreu o maior número de cortes foi educação física, com 1.024. Em seguida, foi serviço social, com 224 e fonoaudiologia, com 39 reduções. 

Os cursos punidos obtiveram notas entre 1 e 2, em uma escala que vai até 5 no CPC (Conceito Preliminar de Curso), uma das medidas usadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) para avaliar as graduações.

Só nesta semana, o ministério já cortou 6.780 vagas em cursos de enfermagem, farmácia, odontologiafisioterapia, biomedicina e nutrição pelo mesmo motivo. Antes, 514 vagas foram cortadas de cursos de medicina.

Além de perder as vagas, as instituições de ensino terão o prazo de um ano para cumprir um termo de saneamento de deficiências e melhorar a qualidade da oferta. Após esse período, o MEC faz uma nova avaliação para verificar o cumprimento das exigências. Os cursos sob supervisão que estejam com pedidos de recredenciamento em tramitação no ministério terão os processos suspensos enquanto durar a medida cautelar.
O ministério já havia anunciado que pretende suspender, até o fim do ano, 50 mil vagas em graduações na área da saúde, ciências contábeis e administração que tiveram resultado insatisfatório nas avaliações de 2009 ou 2010. Na avaliação do ano passado, 594 dos 4.143 cursos avaliados tiveram conceito1 ou 2. A nota 3 é considerada satisfatória e notas 4 e 5 indicam que o curso é de boa qualidade.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário