sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

UnB vai fazer mutirão de limpeza para conter mosquito da dengue


Lixo e entulho estão acumulados em vários pontos da UnB (Foto: Emília Silberstein/UnB Agência)

A reitoria da Universidade de Brasília (UnB) determinou que seja feito um mutirão de limpeza no campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte. A medida busca eliminar larvas do mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti. A previsão é que o mutirão comece na próxima terça-feira (13).
Conforme informações da UnB, 20 funcionários terceirizados vão remover entulho, madeira, baldes e latas com água parada nos 27 locais apontados como potenciais criadouros do inseto pela Vigilância Ambiental.
Também serão limpos os bueiros, as canaletas do subsolo do Instituto Central de Ciências, conhecido como Minhocão, e as caixas coletoras da água das chuvas da garagem da Colina.
No mês passado, a Vigilância Ambiental colocou a UnB na lista dos locais mais críticos do DF quanto ao número de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue. De acordo com a assessoria da universidade, o campus da Asa Norte foi classificado com índice de infestação de 4,95%, o mais alto entre os três indicadores usados pelo Ministério da Saúde para classificar áreas de risco.
O ministério considera como local com risco iminente de infestação pontos com índice acima de 3,9%. Isso significa que a cada 100 imóveis, quase quatro apresentam focos do Aedes aegypti. Até 1%, o risco é considerado baixo. Entre 1% e 3,9%, a recomendação é de alerta. No DF, a média geral é de 1,1%.
A prefeitura da UnB afirma que o trabalho de prevenção foi afetado pela falta de recursos materiais e humanos. A universidade passou quase três meses sem recolher entulho no campus, o que gerou um acúmulo de resíduos de quase 1.500 toneladas, estima o prefeito da universidade, Francisco Cassiano.
Em 2011, foram confirmados 1.408 casos de dengue em Brasília, 31 deles na Asa Norte. Mais da metade, um total de 878, resultou de focos localizados no Distrito Federal. De acordo com o coordenador geral do Programa de Prevenção e Controle da Dengue da Secretaria de Saúde, Aílton Domício, os dados da UnB vão ser contabilizados de forma isolada no próximo levantamento.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário