domingo, 25 de dezembro de 2011

Sinal Vermelho para o desrespeito



RICARDO MARQUES
31 radares fixos, 8 móveis, além de reforço na fiscalização do DER ao longo da via
Com o objetivo de transformar o Eixo Rodoviário – o conhecido Eixão – em uma rodovia mais segura para os brasilienses, uma série de medidas serão adotadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) nos próximos dias.
Várias secretarias e entidades do governo se unirão na empreitada para mudar a realidade de uma das vias mais utilizadas do DF. Reforço na vigilância, mais fiscalizadores e uma revitalização em todas as passagens subterrâneas são algumas das medidas iniciais para garantir a segurança dos transeuntes e motoristas no Eixo Rodoviário.
Além da instalação de oito controladores de velocidade e do aumento da fiscalização do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), é previsto que o número de radares eletrônicos saltará de 24 para 31 ao longo do Eixão. Os novos aparelhos deverão estar em funcionamento até 31 dezembro. Além disso, a rodovia também será vigiada por uma central do DER, através de quatro câmeras instaladas em locais estratégicos da pista.
Segundo o GDF, as câmeras não terão a intenção de multar, mas sim de monitorar o tráfego. Uma delas, na 206 Norte, já está em fase de testes.
Para o especialista da Universidade de Brasília (UnB) em qualidade de vida urbana, Hartmut Günther, com o aumento da fiscalização é esperado um resultado positivo na conduta dos motoristas. “As pessoas se comportam mal no trânsito porque sabem que não há uma fiscalização mais atuante. Agora, com mais viaturas do DER no Eixão e a instalação de mais aparelhos, mostra que eles estarão de olho nas atitudes na pista”, disse o especialista.
Na segunda-feira (26), a Polícia Militar reforçará a vigilância ao longo do Eixão. Oito policiais vigiarão a via com motocicletas. A equipe será dividida nas asas Sul e Norte. “O número de mortes por atropelamento no Eixão é muito maior do que as registradas em colisões frontais, então temos que tentar todas as possibilidades antes de construirmos qualquer obstáculo físico no Eixão”, afirmou o vice-governador, Tadeu Filippelli, coordenador da força-tarefa. Foi anunciado por ele na última quarta-feira (21) um cronograma das medidas que serão adotadas por cada órgão do GDF.
Nos eixinhos, a Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab) pretende construir os modelos das placas que serão afixadas nos eixos L e W, para indicar aos pedestres a localização e a distância até as passagens subterrâneas. O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) também vai estudar a viabilidade de mudar algumas linhas nesses locais, para diminuir a distância percorrida pelos os usuários do transporte público.
Passagens subterrâneas



Cada passagem subterrânea terá limpeza diária e iluminação de 40 lâmpadas
 
A previsão é que até o final desta semana seriam definidos os prazos para começarem a recuperação das passagens subterrâneas. O objetivo da revitalização inicial é incentivar as pessoas a usarem mais as passarelas. Serão feitas limpezas diárias pelo Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU) e a Administração de Brasília, além do aumento da iluminação por parte da Companhia Energética de Brasília (CEB).
Atualmente, oito lâmpadas fazem a iluminação em cada passagem. A expectativa é que esse número suba para 40, no prazo de 90 dias. Enquanto isso, um plano de ação da Secretaria de Publicidade vai divulgar em jornais e na televisão, até 9 de janeiro de 2012, campanhas para conscientizar a população dos riscos de atravessar o Eixão.

O GDF pretende também lançar um concurso público, com a ajuda dos institutos de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e de Arquitetos do Brasil (IAB), até 23 de janeiro de 2012, para promover as readequações necessárias nas passagens subterrâneas. O custo não foi estimado ainda, mas o lançamento oficial do concurso está previsto para 15 de janeiro de 2012.
Da redação do Alô

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