quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Eixão será monitorado por câmeras e muretas por enquanto estão descartadas

A instalação de mureta na faixa central do Eixão está descartada. Pelo menos por enquanto. Ontem, o Governo do Distrito Federal anunciou uma série de medidas para tornar a rodovia mais segura. Além da fiscalização por agentes de trânsito e da colocação de mais oito pardais, como já havia sido anunciado, estão previstas quatro câmeras para monitoramento do tráfego e a revitalização das passagens subterrâneas, que beneficiará os pedestres.

As providências foram reveladas após a quarta e última reunião deste ano do grupo de estudo. A equipe foi composta por especialistas em arquitetura e urbanismo, em patrimônio histórico, do Ministério Público e de diferentes secretarias, além do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) — responsável pela via — , do Departamento de Trânsito (Detran), da Companhia de Planejamento (Codeplan), do DFTrans, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB), sob a coordenação do vice-governador Tadeu Filippelli .

Até o fim de dezembro, os oito novos pardais estarão em pleno funcionamento, totalizando 31 equipamentos ao longo dos 13,5 quilômetros da DF-002. Para ajudar na fiscalização, haverá policiamento ostensivo, com viaturas a cada mil metros nos horários de maior movimento. O DER ficará responsável por instalar as quatro câmeras, que serão monitoradas pela Secretaria de Segurança. Uma delas já está em fase de teste, no Eixão Norte. A previsão é de que o restante esteja funcionando até 28 de fevereiro. A princípio, a polêmica mureta está fora de cogitação. “O número de mortes por atropelamento é muito maior do que as colisões frontais. A mureta não é consenso entre o grupo. Vamos esgotar todas as opções até a construção de algum obstáculo”, afirmou Filippelli.

Rondas constantes
A falta de segurança nas passagens subterrâneas faz com que os pedestres optem por se arriscar no Eixão. Uma das principais medidas prevê a revitalização desses túneis. A partir de hoje, a Companhia Energética de Brasília (CEB) terá 90 dias para fazer a substituição da iluminação. Serão 40 lâmpadas dentro e fora de cada uma das 15 passagens. Hoje, há apenas oito em cada. Haverá ainda a limpeza diária pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e pela Administração de Brasília. Além disso, oito policiais militares em motocicletas farão rondas constantes nas passagens a partir da próxima segunda-feira.

O resgate das passagens subterrâneas vai além. Até 9 de janeiro, a Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab) deve apresentar ao Iphan novos modelos de placas, que serão instaladas próximas a paradas de ônibus nos eixinhos. A intenção é indicá-las aos pedestres. A implantação deve ser realizada entre 1º e 8 de fevereiro. O DFTrans estuda ainda modificar a trajetória de ônibus que transitam pelo local para que fiquem mais próximos às passagens subterrâneas. A proposta deve ser apresentada até o fim de janeiro para, então, ser levada ao governador Agnelo Queiroz. Em 23 de janeiro, o IAB será contratado a fim de elaborar um concurso público para a escolha de um projeto de readequação das passagens subterrâneas. O trabalho deve estar concluído para divulgação oficial em 21 de abril.

Acidentes
A segurança do Eixão entrou em debate após os últimos acidentes ocorridos no trecho norte da rodovia, em 17 e 28 de novembro. No primeiro, Marina Monteiro de Queiroz, 25 anos, morreu depois de perder o controle do veículo e bater de frente com outro que seguia em sentido contrário. No mais recente, o bombeiro Regis Leonardo Ferreira, 37, ia no sentido Norte-Sul, quando invadiu a contramão e só parou ao acertar uma árvore. Outros três militares que estavam no carro não tiveram ferimentos graves. As duas ocorrências foram em locais bem próximos, na altura das quadras 105/205. Somente neste ano, sete pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito na rodovia. Em 2010, foram nove vítimas.


O que muda

Medidas a curto prazo

» Instalação de oito pardais ao longo da rodovia

» Colocação de quatro câmeras para monitorar o tráfego

» Policiamento ostensivo com uma viatura a cada mil metros durante os
períodos de maior movimento

» Revitalização das 15 passagens subterrâneas dos eixinhos Norte e Sul

» Policiamento com oito motos para a segurança dos pedestres
nas passagens subterrâneas
Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário